SEGURANÇA

Serviços de banho e tosa poderão ser filmados

Projeto do deputado Goulart (PSD-SP) permite que os donos de animais possam acompanhar os procedimentos pela internet. “Queremos diminuir os casos de maus tratos”, diz o parlamentar

18/12/2018

Goulart: “Queremos diminuir os casos de maus tratos por aqueles que não prestam um bom serviço”

Edição: Scriptum

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou na quarta-feira (12) projeto estabelecendo que serviços de banho e tosa em pet shops terão que ser filmados, permitindo que todo o procedimento seja acompanhado na internet pelo dono. O estabelecimento tem o prazo de cinco dias para entregar as imagens aos proprietários dos animais e será responsável por arquivá-las por, no mínimo, 6 meses.

Para o autor da proposta, o deputado federal Goulart (PSD-SP), o objetivo é garantir mais segurança tanto para os animais quanto para os donos. “O animal de estimação é um membro da família e merece ser tratado com todo carinho. Queremos diminuir os casos de maus tratos por aqueles que não prestam um bom serviço”, explicou.

As organizações não governamentais que cuidam de bichinhos não têm dados sistematizados sobre maus tratos em pet shops. Mas a central de Denúncias da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal registrou 41 ocorrências de crueldade contra animais, de janeiro a março deste ano. No mesmo período, em 2017, foram contabilizadas 22 denúncias.

A proposta será analisada agora pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Constituição e Justiça e de Cidadania.