ESTADOS

Um convênio para expandir o saneamento em Sergipe

20/01/2020

O governador Belivaldo Chagas e o prefeito Edvaldo Nogueira assinaram convênio

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), assinou nesta segunda-feira convênio com a Prefeitura de Aracaju para a melhoria e expansão dos serviços de saneamento na capital sergipana. “É um momento histórico, sem a assinatura desse contrato, não teríamos a garantia da permanência dos investimentos que estão programados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Só para Aracaju, recursos na ordem de R$ 200 milhões para na Zona Norte, além dos que estão programados para o interior do Estado como um todo. Estamos investindo cerca de R$ 1 bilhão em abastecimento da água e esgotamento sanitário, mas nós temos também programado algo em torno de R$ 300 milhões para o interior”, declarou o governador.

Com a instituição da gestão associada e a consequente assinatura do Contrato de Programa, está devidamente assegurada a possibilidade de captação dos recursos necessários, seja pelo Estado, seja pela Deso, para a melhoria e para expansão dos serviços de saneamento na capital sergipana. “Sabendo que temos Aracaju participando, como maior cliente da Deso, com tranquilidade, qualquer instituição financeira vai emprestar recurso porque tem a garantia de receber de volta, então foi importante que isso acontecesse e agradeço ao prefeito Edvaldo Nogueira por essa visão, por entender que a Companhia pode melhorar e pode continuar prestando um serviço cada vez melhor a nossa população”, disse Belivaldo

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também ressaltou a importância da assinatura do contrato e dos investimentos em saneamento básico para maior acesso da população aos serviços. “É uma parceria muito importante para fortalecimento ainda maior atuação da Deso e para que ela possa cumprir o seu papel no abastecimento de água, esgotamento sanitário, garantindo a qualidade, enfim, aquilo que todos nós esperamos dela que é um serviço de qualidade e eficiência para a sociedade aracajuana”, frisou.

Aracaju, que hoje já conta com 100% de cobertura de água e 60% de esgotamento sanitário, com a assinatura do Contrato de Programa, ratificando a continuidade das obras em curso, alavancará o percentual de cobertura de esgotamento sanitário para 90% até 2022, o que representa a garantia de que, até o ano de 2033, os serviços estarão universalizados e à disposição de toda população.