ENERGIA

Usina hidrelétrica no Paraná atenderá 100 mil pessoas

Governador Ratinho Junior |(PSD) inaugura central hidrelétrica na região sudoeste do Estado e destaca importância para o desenvolvimento. “Paraná se consolida como grande produtor de energia limpa”

01/10/2021

FacebookWhatsAppTwitter

 

O governador Ratinho Jr (no telão): “É uma tecnologia brasileira, usando equipamentos paranaenses” Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

Num momento em que o País enfrenta a possibilidade de sofrer com o racionamento de energia, o Paraná está colocando em operação uma unidade de geração de eletricidade que vai beneficiar mais de 100 mil pessoas. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista, inaugurada na sexta-feira (1), com dois anos de antecedência em relação ao prazo previsto, tem grande importância para a economia regional, que se torna um grande polo gerador de energia para o Paraná e o Brasil.

“Essa inauguração ajuda o Paraná a se consolidar como um grande produtor de energia limpa no Brasil. Essa obra faz parte de um grande projeto que é dar velocidade à construção de pequenas centrais hidrelétricas”, afirmou Ratinho Junior, por vídeo. Ele não compareceu ao evento devido às condições climáticas na região.

A nova usina, instalada no Rio Chopim, no Sudoeste paranaense, entre os municípios de Verê e São João, recebeu investimento total de R$ 224 milhões por parte da Copel, a empresa paranaense de energia.

A usina é composta por três unidades geradoras na casa de força principal e mais uma, menor, na casa de força complementar. Juntas, elas somam uma potência de 29,81 megawatts (MW).

De acordo com Ratinho Junior, o Paraná é “um dos Estados que mais têm potencial nessa área. Em dois anos e meio, demos a autorização para a construção de 80 PCHs. Isso porque, primeiro, essa é uma energia limpa, renovável, de baixo impacto ambiental; e segundo, porque é uma tecnologia brasileira, usando equipamentos paranaenses”.

As obras da PCH Bela Vista foram iniciadas em junho de 2019. Um ano depois já se realizava o desvio do rio Chopim para a conclusão da barragem. Com o avanço da construção, as três unidades geradoras principais foram inauguradas ao longo de 2021, finalizando a obra: a primeira em 12 de junho, a segunda em 10 de julho e a terceira, em 15 de agosto.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter