ENCONTRO

Líderes do PSD divulgam Carta do Rio de Janeiro

Impactos da Inteligência Artificial na sociedade, participação feminina na política e a nova regulamentação do Ensino Médio são alguns dos temas apontados como prioritários pelos deputados federais do PSD

10 de mar de 2024 · carta do Rio de Janeiro, deputados, Encontro do Rio

Líderes do PSD de todo o País se reuniram durantes três dias no Rio de Janeiro para a elaboração da carta

Edição Scriptum com site da Liderança do PSD na Câmara

Após três dias de debates, os deputados federais do PSD e lideranças do partido de todo o País divulgaram no sábado (9) a Carta do Rio de Janeiro, na qual apontam temas prioritários para a ação no Parlamento, a exemplo dos impactos da Inteligência Artificial (IA) na sociedade, da participação feminina na política e da nova regulamentação do Ensino Médio.

Os deputados se reuniram no Rio de Janeiro, juntamente com governadores, ministros e prefeitos do partido, entre os dias 7 e 9 de março, com o objetivo de realizar o planejamento estratégico da bancada para o segundo semestre de 2023.

Nesta sessão legislativa, os parlamentares também deverão dar atenção especial às pautas relacionadas a políticas que incentivem a inovação e promovam a inclusão tecnológica em todas as esferas da sociedade.

A Carta do Rio de Janeiro foi assinada pelos deputados do PSD com o apoio do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab; dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; e da Agricultura, Carlos Fávaro; dos governadores do Paraná e do Sergipe, Carlos Massa Ratinho Júnior e Fábio Mitidieri; além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do deputado federal Pedro Paulo, que foram os anfitriões do evento.

No documento, os parlamentares destacam que a Inteligência Artificial precisa de um marco regulatório, uma vez que promove mudanças e impactos na democracia e em todos os níveis da sociedade. “Os avanços positivos da inteligência artificial, que moldam nosso futuro coletivo, reforçam que nossas metas são ambiciosas, suplantam paradigmas vigentes e envolvem o compromisso inabalável com os princípios democráticos e com a equidade na disputa eleitoral, inclusive com as eleições municipais”, escreve a bancada na Carta.

A atenção à educação de jovens em um cenário de constante evolução da tecnologia também foi destacada como uma prioridade legislativa para este ano. “A educação dos jovens na era digital é urgente e vai preparar o Brasil para os desafios e oportunidades em uma geração ativa e informada, ao mesmo tempo em que mudará o cenário econômico”, diz o documento.

“Vislumbrando o início dessa transformação, se faz pertinente a discussão e aprovação do Projeto de Lei em tramitação que trata da nova regulamentação do Ensino Médio (PL 5230/2023)”, completam os signatários do documento.

A bancada do PSD deverá apoiar as proposições legislativas em tramitação no Congresso Nacional que tratam desses assuntos.

Veja abaixo a íntegra da Carta do Rio de Janeiro

“A Bancada das Deputadas e dos Deputados Federais do Partido Social Democrático (PSD), reunida na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 7, 8 e 9 de março de 2024, com a presença do Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab e da Coordenadora Nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio; dos Ministros Alexandre Silveira, André de Paula e Carlos Fávaro; dos Governadores dos Estados do Paraná e Sergipe, Carlos Massa Ratinho Júnior e Fábio Mitidieri; do anfitrião, Prefeito Eduardo Paes e demais autoridades e membros do PSD, deliberou sobre as diretivas que vão  orientar a atuação no primeiro semestre de 2024.

Foi aprovada pela Bancada Federal do PSD a Carta do Rio de Janeiro, com o seguinte teor:

A importância da participação feminina na política como um pilar essencial para a democracia plena reforça o nosso compromisso em promover a igualdade, incentivando a participação ativa das mulheres em todos os níveis da vida política brasileira.

A inteligência artificial (IA),  realidade que traz mudanças e impactos em diversos setores da sociedade, que modifica o comportamento humano e reverbera na democracia, exige o compromisso da bancada com a regulamentação em um mundo integrado e sem fronteiras, ou seja, um marco regulatório no uso desta tecnologia.

Os avanços positivos da inteligência artificial, que moldam nosso futuro coletivo, reforçam que nossas metas são ambiciosas, suplantam paradigmas vigentes e envolvem o compromisso inabalável com os princípios democráticos e com a equidade na disputa eleitoral, inclusive com as eleições municipais.

A educação dos Jovens na era digital é urgente e vai preparar o Brasil para os desafios e oportunidades em uma geração ativa e informada, ao mesmo tempo em que mudará o cenário econômico. Vislumbrando o início dessa transformação, se faz pertinente a discussão e aprovação do Projeto de Lei em tramitação que trata da nova regulamentação do Ensino Médio (PL 5230/2023).

O fomento a políticas que incentivem a inovação, promovam a inclusão tecnológica, mitiguem os impactos nas relações de trabalho, estimulem o empreendedorismo, inclusive e principalmente, feminino e dos jovens, garantirá que nenhum segmento da sociedade seja esquecido nesse processo de transformação econômica e sustentável.

Reafirmamos nossa missão de consolidar o PSD em direção a um futuro mais inclusivo, sustentável e tecnologicamente equipado, impulsionando uma sociedade preparada para enfrentar os desafios contemporâneos.

Acreditamos que, unindo forças, marcharemos em direção a um amanhã promissor. Impulsionado para a vitória, o PSD se une rumo a um Brasil onde a democracia se entrelaça à arte em uma sinfonia de progresso.

Por fim, ficou definido que o Planejamento Estratégico da Bancada do PSD para o segundo semestre de 2024 deverá ocorrer na capital de todos os brasileiros, na cidade de Brasília- DF.”

Rio de Janeiro/RJ, 9 de março de 2024.

Bancada Federal do PSD