Ponto de Entrega Voluntária em São Francisco Xavier, distrito de São José.
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos
Em São José dos Campos — município de 737 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) iniciou nesta terça-feira (26) a fase de testes do aplicativo Reuzeco. Disponível para celulares que utilizam o sistema Android, a ferramenta oferece brindes aos moradores que descartam materiais recicláveis de maneira correta. Desenvolvido pela empresa Valle Ambiental, o projeto começou no Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do bairro 31 de Março, na região Sul da cidade, e será adotado nas 15 unidades da rede.
Após a pesagem dos materiais recicláveis entregues pelos moradores cadastrados, os quilos são revertidos em pontos, que podem ser trocados na própria unidade por produtos como lápis, canudos e copos. A prefeitura orienta os munícipes a entregarem os materiais separados por categorias como papeis, vidros e plásticos.
Em março, São José dos Campos tornou-se o primeiro município do País a receber da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o certificado de Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável. Na ocasião, o órgão reconheceu a maneira como a atual gestão utiliza ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida da população.
Apenas 79 cidades no mundo receberam essa certificação. São José dos Campos passou por um processo rigoroso, que levou em consideração 276 indicadores em setores como serviços urbanos e práticas sustentáveis.