CÂMARA

Bancada debate impactos da Inteligência Artificial nas eleições

Discutido por deputados e lideranças do PSD de todo o País, o tema será prioridade do partido em sua atuação no parlamento, informou o líder da bancada, Antonio Brito

10 de mar de 2024 · Antonio Brito, bancada psd, deputados, encontro do rio de Janeiro, Inteligencia artificial

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito, e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab

Edição Scriptum com Carol Siqueira e informações da Assessoria do Encontro

As novas regras do Tribunal Superior Eleitoral sobre o uso de Inteligência Artificial nas eleições e as propostas de regulamentação da tecnologia que tramitam no Congresso Nacional foram discutidas no segundo dia do Encontro Semestral da Bancada de deputados federais do PSD, na sexta-feira (8). O evento, realizado no Rio de Janeiro nos dias 7, 8 e 9 de março, permitiu também a elaboração e divulgação de documento com as ações prioritárias do partido nos próximos meses (leia aqui).

A reunião teve a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, do líder do partido na Câmara dos Deputados, Antonio Brito; e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, além dos governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e de Sergipe, Fábio Mitidieri.

Também participaram os ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PE); de Minas e Energia, Alexandre Silveira (MG) e da Agricultura, Carlos Fávaro (MT). O evento culminará na divulgação da tradicional Carta do partido com os temas prioritários para este semestre.

Novas regras

Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução que estabelece regras sobre o uso da inteligência artificial (IA) na propaganda de partidos e candidatos às eleições municipais de 2024. O uso de IA também é tema de diversos projetos em tramitação no Congresso.

As regras aprovadas pelo TSE para as eleições de 2024:

• Proibição das deepfakes ou propaganda eleitoral com conteúdo fabricado ou manipulado para difundir fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral;
  • Obrigação de aviso sobre o uso de IA na propaganda eleitoral;
  • Restrição ao uso de robôs para intermediar contato com o eleitor (a campanha não pode simular diálogo com candidato ou qualquer outra pessoa)
  • Responsabilização das big techs que não retirarem do ar, imediatamente, conteúdos com desinformação, discurso de ódio, ideologia nazista e fascista, além dos antidemocráticos, racistas e homofóbicos.

Encontro Semestral

A programação do encontro começou na quinta-feira (7), com visitas dos parlamentares e autoridades ao Terminal Intermodal Gentileza, maior integrador de transporte público da cidade do Rio, e ao Impa Tech, primeira graduação do tradicional Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), focado em matemática e tecnologia. O coordenador do evento é o Deputado Federal Pedro Paulo, do Rio de Janeiro.

Dia Internacional da Mulher

Na manhã de sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, a programação do evento foi protagonizada pelo PSD Mulher, que conduziu discussões sobre o papel feminino na política. Na parte da manhã, seis mesas de debate abordaram temas como inovação, empreendedorismo, liderança, independência econômica e a ampliação da presença feminina em espaços de poder.

A programação foi aberta pelo presidente Gilberto Kassab e pela Coordenadora Nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio. Participaram das mesas de debates as deputadas Laura Carneiro (RJ), Luisa Canziani (PR) e Delegada Katarina (SE).