Edição: Scriptum
A importância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para brasileiros de todas as regiões foi destacada nesta quarta-feira (4) por parlamentares do PSD durante encontro com o presidente do órgão, Rodrigo Sérgio Dias, em Brasília.
O líder da bancada do partido na Câmara, deputado André de Paula, de Pernambuco, falou sobre a necessidade de diálogo entre parlamentares e o fundo. “Essa proximidade é imprescindível para que possamos dar andamento aos pleitos da bancada, solicitar recursos e intermediar reuniões com prefeitos. O conceito que temos do Rodrigo é de uma pessoa diligente, com competência técnica e de sensibilidade política e que acima de tudo valoriza o papel do Parlamento. O FNDE é um dos principais órgãos do Governo Federal e recebe uma quantidade enorme de demandas da educação”, disse o líder do PSD.
A audiência teve como objetivo estreitar os laços do órgão com os deputados. Um segundo encontro, a pedido de André de Paula, será agendado na liderança do partido na Câmara, para que os parlamentares possam apresentar as principais demandas de seus Estados.
O deputado José Nunes (PSD-BA) ressaltou a importância da reestruturação do FNDE. “No meu Estado temos muitas obras inacabadas, principalmente escolas e creches. Acredito que o primeiro passo seria a conclusão destas unidades. Mas temos ciência de que isso não é um problema particular do FNDE, acontece também com outras pastas e ministérios”.
Marco Bertaiolli (PSD-SP) também fez ponderações com relação à proximidade do órgão com o Legislativo. “Esse livre acesso é importante para que possamos ter respostas ágeis e concretas. Em oito anos como prefeito de Mogi das Cruzes viabilizamos a construção de 80 creches e trouxemos 110 ônibus escolares com a ajuda do órgão. Isso mostra a importância que ele tem para a educação do país”, disse o deputado, que também fez a entrega de dois livros ao presidente do FNDE: Cidade do Saber e Cidade Saudável.
Também participaram do encontro os deputados Sidney Leite (AM), Haroldo Cathedral (RR), Charles Fernandes (BA) e Darci de Matos (SC).
O FNDE
É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. É responsável pela maioria das ações e programas da educação básica do país, além de atuar na educação profissional, tecnológica e superior.
As competências vão desde projetos de melhoria da infraestrutura das escolas à execução de políticas públicas. Entre os principais programas estão: Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), Caminho da Escola, Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), Programa Banda Larga nas Escolas e Plano de Ações Articuladas (PAR).