Satélite é usado prioritariamente para o atendimento de escolas, unidades de saúde, postos de fronteiras, associações e cooperativas
Colocado em órbita durante a gestão de Gilberto Kassab no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC) foi o tema da apresentação feita pelo presidente da Telebrás, Waldemar Gonçalves, à bancada do PSD na tarde de terça-feira (20). Na reunião, o gestor apresentou as funcionalidades do equipamento, que é usado prioritariamente para o atendimento de escolas, unidades de saúde, postos de fronteiras, associações e cooperativas por meio do Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).
São 9.200 pontos de internet atendidos pelo programa. Desses, 7.500 (81%) são escolas. Um total de 2,2 milhões de alunos são atendidos em todo o Brasil. “Quando o programa chega na escola, percebemos a diferença que faz na educação das crianças. E a missão é justamente esta: reduzir as desigualdades por meio da inclusão digital”, explicou Gonçalves.
Na ocasião, os parlamentares se mostraram interessados em trabalhar para colaborar com a ampliação dos pontos atendidos pelo programa, por meio do Conecta Brasil. Essa preocupação é ainda maior em Estados do Norte.
“Eu sou da Amazônia, o deputado Joaquim Passarinho é do Pará. São Estados em que uma grande parte da população não tem internet, principalmente nas escolas. Precisamos conectar essa necessidade da população com o programa”, comentou do deputado federal Sidney Leite, do PSD do Amazonas.