MUNICÍPIOS

Belo Horizonte investe na melhoria da mobilidade

Gestão do prefeito Fuad Noman (PSD) desenvolve Programa Centro de Todo Mundo para beneficiar pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo, motoristas, moradores e comerciantes

27 de set de 2023 · ciclovias, cidades, Fuad Noman, PSD MG

Prefeitura de BH amplia as ciclovias para estimular o uso de bicicletas

Edição Scriptum com Prefeitura de BH

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), vem desenvolvendo uma série de obras com o objetivo de tornar a cidade mais acessível, melhorando a mobilidade urbana para garantir fluidez e segurança no trânsito. As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro – Centro de Todo Mundo – e vão beneficiar pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo, motoristas, moradores e comerciantes. Com isso, se pretende oferecer mais qualidade de vida aos moradores da capital mineira e preservar o meio ambiente, como melhor organização do espaço público.

A cada dia, aumenta a consciência de que as bicicletas são uma alternativa limpa e econômica na busca de uma cidade mais sustentável e inclusiva. Para isso, é necessário criar estruturas para garantir a segurança dos ciclistas. A Prefeitura de BH, com esse objetivo, está expandindo as ciclovias.

Outro estímulo ao uso das bicicletas é a manutenção das rotas cicloviárias existentes e a implantação de 10 novas estações para 100 bicicletas elétricas compartilhadas em pontos diversos da região central, totalizando 15 estações de bicicletas compartilhadas no centro, sendo 5 de bicicletas convencionais.

Outra ação da gestão de Fuad Noman é o fortalecimento do transporte público, implantando na área central novas rotas prioritárias para os ônibus, com faixas exclusivas e preferenciais. Em busca de mais conforto aos usuários do transporte público, de março até agosto foram mais de 1,6 mil ações de limpeza e higienização em abrigos, além de 75 ações de manutenção, pintura e reparo em abrigos de ônibus no perímetro do Centro de Todo Mundo.

Mais oportunidades

Lançado em março deste ano pela Prefeitura de Belo Horizonte, o programa “Centro de Todo Mundo” tem o objetivo de aumentar as oportunidades de moradia, trabalho e lazer, com intervenções importantes nos espaços públicos e nas áreas de mobilidade, habitação, desenvolvimento e segurança. Com obras de curto, médio e longo prazos, a revitalização do centro da cidade vai permitir o maior aproveitamento dos espaços pela população, estimulando ainda investimentos nos imóveis da região e favorecendo o setor de comércio e serviços.