Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

BH promove Bienal da Gastronomia para atrair turistas

Para fortalecer imagem como destino turístico e cidade criativa, a gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), realiza evento que terá chefs consagrados do Brasil e do Exterior

10 de out de 2023 · Belo Horizonte, Fuad Noman, gastronomia, prefeito, turismo

Agenda vai celebrar a alimentação, a gastronomia e a culinária, importantes ativos de Belo Horizonte

Edição Scriptum com Prefeitura de BH 

Para consolidar a capital mineira como um polo turístico gastronômico, a gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), promove entre os dias 16 e 31 de outubro a 1ª Bienal da Gastronomia. O evento é formado por diversas iniciativas promovidas pela Belotur (Empresa Municipal de Turismo de BH), tendo como um dos destaques o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH), que será realizado entre os dias 30 e 31 de outubro, com programações no Grande Teatro e no Teatro de Bolso do Sesc Palladium.

O Fórum Internacional de Gastronomia é um evento voltado para os profissionais e entusiastas do setor. Além disso, a agenda será um momento para celebrar a alimentação, a gastronomia e a culinária, importantes ativos de Belo Horizonte, e explorar as últimas tendências e avanços do segmento, com o compartilhamento de boas práticas, experiências e relatos que perpassam por temas atuais e relevantes. Com especialistas brasileiros e de cinco países ibero-americanos, a programação conta com uma série de ações para troca de experiências, atividades gastronômicas, mesas redondas, visitas técnicas e demonstrações de como a tecnologia está remodelando a gastronomia mundial. 

Entre os nomes já confirmados para o Fórum estão: Janaína Rueda, chef de cozinha e sócia da Casa do Porco, em São Paulo, eleita como a melhor chef da América Latina na lista World’s 50 Best de 2023; Leonor Espinosa, eleita em 2022 a melhor chef de cozinha do mundo pela pela revista britânica Restaurant; Léo Paixão, importante figura da gastronomia de Belo Horizonte; David Mora, mestre em Turismo Gastronômico e um dos profissionais mais influentes da culinária espanhola; David Hertz; chef e empreendedor social, co-fundador da Gastromotiva, ONG que capacita jovens de famílias de baixa renda, imigrantes e mulheres em situação de vulnerabilidade; Edson Leite, fundador do projeto ‘Gastronomia Periférica’, negócio de impacto que promove a transformação social e cultural de jovens e adultos através da gastronomia e Tássia Magalhães, eleita a chef do ano de 2022 pelo prêmio ‘Prazeres da Mesa’. 

Pauta

Na pauta estão importantes temas da gastronomia mundial como Protagonismo Feminino, Valorização de Produtos Locais, Gastronomia Social, Eventos Gastronômicos, Inserção Profissional, Gastronomia Mineira, entre outros tópicos. A programação completa do Fórum Internacional de Gastronomia pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.

“O Fórum Internacional de Gastronomia será uma oportunidade única para profissionais, estudantes e moradores se conectarem com grandes atores nacionais e internacionais do setor gastronômico para descobrir as perspectivas, desafios e novas tendências do segmento visando o desenvolvimento de Belo Horizonte como uma cidade criativa da gastronomia. O evento será uma plataforma para inspiração, aprendizado e networking, momento em que chefs, estudantes, empreendedores e amantes da culinária irão se reunir para compartilhar ideias, desafiar padrões e moldar o futuro da gastronomia”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Cidade criativa

A 1ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte visa fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista do Título de Cidade Criativa da Gastronomia. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com parceria institucional do Sebrae-MG, Prepara Gastronomia, Check-In Minas Turismo e CDL-BH; apoio cultural e educacional do Sesc-MG e Senac-MG; parceria educacional com as faculdades Arnaldo, Estácio de Sá, Promove e Una; apoio da Frente da Gastronomia Mineira e Abrasel e hotel parceiro Novotel.

Informações Partidárias

Notícias