O ex-presidente dos Correios, Guilherme Campos
Edição: Scriptum
A criação de uma empresa de logística de transporte de cargas, em parceria entre os Correios e a companhia aérea Azul, proposta no final de 2017 pelo então presidente dos Correios, Guilherme Campos, foi aprovada nesta quarta-feira (13) pelo tribunal do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), sem restrições.
No julgamento, o conselho negou dois recursos apresentados pela Latam e Avianca contra o negócio e manteve o entendimento da Superintendência Geral do órgão, que havia aprovado a operação em dezembro.
Atual diretor de Administração e Finanças do Sebrae em São Paulo, Guilherme Campos, ex-líder da bancada do PSD na Câmara, comemorou a boa notícia. “A aprovação sem restrições do Cade, junto com a aprovação do TCU, estabelecem um novo marco legal depois da nova Lei das Estatais (Lei 13303/16), atestam a conformidade com as regras da administração pública (TCU) e de mercado (Cade) e abrem um caminho fantástico para competir neste novo mundo em que estamos inseridos”, comentou, na tarde desta quarta-feira.
A nova empresa terá participação de 50,01% da companhia aérea e 49,99% da estatal e oferecerá um serviço integrado para transporte de cargas com “potencial para se tornar a melhor plataforma de logística para o comércio eletrônico do País”, como disseram na época Guilherme Campos e David Neeleman, da Azul. A operação tem o objetivo de movimentar aproximadamente 100 mil toneladas de carga por ano.
De acordo com Campos, a expectativa é que os gastos dos Correios com transporte aéreo, que chegam a R$ 560 milhões por ano, caiam de 35% a 40% quando a nova empresa começar a operar. “Praticamente você não envolve recursos, está juntando aeronaves existentes com a carga dos Correios. Essa nova empresa passa a transportar com exclusividade a carga de encomendas e postais dos Correios, com custo zero para as duas empresas”, disse o ex-presidente dos Correios. Campos explicou que a Azul foi escolhida para a parceria por ser a companhia aérea que atende a mais destinos no Brasil.