Primeira etapa da programação de visitas inclui a região central e os bairros Laranjeiras (foto) e Jardim Nova Era.
A gestão do prefeito de Caieiras, Gersinho Romero (PSD), iniciou nesta quarta-feira (6) um mutirão de combate à Covid-19 na cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde começaram a visitar todas as residências de cada bairro do município, que tem população estimada em 101 mil habitantes, para identificar casos suspeitos da doença ou que, embora confirmados, ainda não tenham sido notificados às autoridades.
A primeira etapa da programação de visitas inclui a região central e os bairros Laranjeiras e Jardim Nova Era, que concentram o maior número de registros de Covid-19. Durante o trabalho, os agentes aplicam um questionário e fornecem orientações aos moradores.
“Sabemos que a subnotificação de casos atrapalha no enfrentamento a essa doença. Por isso, a Secretaria de Saúde está, de forma ativa, buscando pessoas com sintomas ou resultados até já confirmados de coronavírus ainda não contabilizados, para que esses cidadãos cumpram o isolamento conforme recomendado pelas autoridades sanitárias e possamos reduzir o ritmo de contaminação aqui em Caieiras, salvando mais vidas”, explicou o prefeito.
A taxa média de isolamento social em Caieiras tem ficado em cerca de 53%, pouco acima do percentual mínimo de 50% estabelecido pelo governo estadual. O índice ideal para o achatamento da curva de contaminação, segundo o Governo do Estado, é 70%. Os dados são verificados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP), por meio da geolocalização de smartphones monitorados pelas quatro principais operadoras de telefonia.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Caieiras nesta quarta-feira (6), a cidade tem 126 casos de Covid-19 e 20 mortes provocadas pela doença. Os bairros Laranjeiras e Jardim Nova Era e a região central do município registraram, respectivamente, 27, 17 e 15 ocorrências.