MUNICÍPIOS

Carrinhos elétricos ampliarão reciclagem em Curitiba

Em ação em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento social, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), participou da entrega de carrinhos elétricos a cooperativas de reciclagem

20 de set de 2023 · ambiente, Curitiba, inclusão, prefeitos, Rafael Greca

O prefeito Rafael Greca participou da entrega dos carrinhos a coletadores que vão testar o equipamento

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

Em uma nova ação em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento social, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), participou na terça-feira (19), juntamente com o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, da assinatura de termo de comodato que colocou dois carrinhos elétricos à disposição da estrutura de reciclagem da capital paranaense.

Os associados de cooperativas de catadores de materiais recicláveis do programa Ecocidadão, da Prefeitura de Curitiba, vão começar a testar os carrinhos elétricos para fazer a coleta de materiais recicláveis na capital. Os carrinhos serão testados como protótipos. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologias, em parceria com o instituto Gerando Falcões e tem o nome de Projeto Formiga.

“Esses carrinhos inteligentes, assim como a cidade de Curitiba é inteligente, não usam a força humana para se movimentar. Eles usam a força da eletricidade. Se os catadores aprovarem, esse carrinho será o futuro para a reciclagem. A inovação só vale quando ela se transforma em processo social”, afirmou Greca.

Os catadores das associações Acuba e Mutirão participaram de um treinamento para conhecer os carrinhos elétricos, na semana passada. Todos afirmam que o equipamento vai ajudar no trabalho do dia a dia.

O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, explicou que o investimento no projeto também vai trazer muitos ganhos sociais. “Agora os dois carrinhos irão para o teste efetivo, de rua, para ver a aprovação final dos catadores, depois que o Senai e nós da indústria fizemos o investimento nestas duas unidades. Quero ressaltar a extrema importância da reciclagem que o programa Ecocidadão faz. Esse é o grande valor social e nós da indústria também temos essa função social”, afirmou o presidente da Fiep.

Projeto Formiga

O Projeto Formiga do Senai propõe a transformação na vida dos catadores de recicláveis e no poder da inovação para gerar impacto social. O objetivo é proporcionar uma boa experiência para os trabalhadores, garantindo condições de trabalho mais dignas, cuidados na ergonomia, segurança durante a jornada de trabalho e melhoria na qualidade de vida.

Ecocidadão

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Programa Ecocidadão surgiu em 2007 e tem as suas raízes ainda na década de 1990, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, com o programa Carrinheiro Cidadão, lançado na ocasião pela primeira-dama Margarita Sansone. Na época, Curitiba foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas com o Prêmio Mundial do Habitat.

O programa conta com mil associados beneficiados. Os barracões recebem o material da coleta feita pelos caminhões do Lixo que Não é Lixo, além do material entregue diretamente pela população ou por empresas e condomínios próximos aos barracões. Nos locais, é feita a separação, triagem e venda para reciclagem e reaproveitamento. Cada associação recebe um valor por tonelada pelo beneficiamento.

Segundo a diretora de Educação Ambiental, Leila Zem, o programa Ecocidadão faz a classificação de todo o lixo da coleta seletiva de Curitiba, tanto do Lixo que Não é Lixo quanto do Câmbio Verde. “As 40 associações do Ecocidadão recebem 1.700 toneladas de lixo reciclado por mês. Elas são responsáveis pela separação e triagem de 100% dos recicláveis da coleta seletiva de Curitiba”, afirmou Leila.

O lucro das associações do Ecocidadão vem da venda de materiais. O repasse da Prefeitura de Curitiba cobre a manutenção de equipamentos e as despesas do galpão, como água e luz, além da compra de fitas para organizar o material.