Para garantir o diagnóstico precoce de Covid-19 e reduzir os casos graves de internações por Síndrome Respiratória Aguda, a gestão do prefeito de Votuporanga, João Dado (PSD), investe no monitoramento, por telefone, de idosos e pessoas acamadas de todas as regiões do município do interior paulista. O serviço é executado pela Central de Atendimento, unidade estruturada em uma sala no Centro do Empreendedor, que fará ligações para 17,5 mil moradores.
O projeto conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, agentes de saúde, entre outros profissionais. “Esse trabalho é fundamental porque, ao focar na população de maior risco de gravidade da doença, estamos ajudando a salvar vidas. Ao identificar uma pessoa no início dos sintomas, a assistência à saúde é realizada de maneira tempestiva, evitando que essa pessoa piore e precise de internação”, explicou o prefeito.
Além de evitar que os pacientes tenham de se dirigir a uma unidade de saúde, o que reduz os riscos de infecção pelo novo coronavírus, o projeto acolhe os que estão em situação de vulnerabilidade social. A Central também oferece auxílio aos que sofrem de depressão ou apresentam outros transtornos psicológicos.
O prefeito João Dado
A unidade já entrou em contato com 2.069 pessoas cadastradas em cinco unidades de saúde. Desse total, 98,9% dos pacientes estão assintomáticos.
O projeto passou por uma fase de testes, entre 22 e 24 de março, no Consultório Municipal Dr. Jamilo Elias Zeitune, no bairro Vila Paes. Nesse período foram feitas ligações telefônicas para 1.186 idosos e acamados, que já são atendidos pela unidade de saúde local.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde dividiu os pacientes entre os que apresentavam sintomas de infecção pelo coronavírus e os assintomáticos. A evolução dos sintomas foi monitorada durante os três dias de trabalho.
Após o encerramento da fase de testes, a Prefeitura verificou que 94% dos munícipes assistidos não eram sintomáticos. Outros 6,24% apresentavam sintomas como tosse, coriza, febre e falta de ar. Entre os pacientes sintomáticos, um precisou ser atendido por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
Desde o início do monitoramento, o índice de idosos sintomáticos da unidade de saúde do bairro Vila Paes caiu para 0,57%. “Essa redução repercute diretamente no número de internados na Santa Casa. Esse é o grande valor do trabalho de todos os que participam desse projeto. Vamos evitar que as pessoas sintomáticas evoluam para quadros mais graves da doença e evitar internações e transmissões para outras pessoas”, afirmou o prefeito.
Gerente da unidade do bairro Vila Paes, o enfermeiro Fernando Rodrigo Guerche destacou a importância da iniciativa da Prefeitura. “O serviço é de prevenção. Quando focamos um grupo prioritário como este, formado por pessoas com mais de 60 anos e acamados, atingimos também a família dessas pessoas. Se temos 17,5 mil idosos, provavelmente atingiremos um público de 50 a 60 mil pessoas levando as orientações.”
Casos
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (27) pela Prefeitura de Votuporanga, a cidade, que tem cerca de 94 mil habitantes, já registrou 16 casos de Covid-19. Oito pacientes foram curados e os demais continuam em tratamento. Do total de dez casos notificados como suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, oito pacientes são profissionais do setor de saúde.