Nelsinho Trad: ministro Ernesto Araújo terá a oportunidade de apresentar o trabalho que pretende realizar no Itamaraty
Edição: Scriptum
A política externa a ser seguida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro será o tema do debate marcado para o próximo dia 4 de abril, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. A informação foi dada na quinta-feira (21) pelo presidente do colegiado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), segundo quem será ouvido na ocasião o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Na semana seguinte, no dia 11, informou Trad, será realizada audiência com o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.
De acordo com Trad, em seu depoimento o ministro Ernesto Araújo terá a oportunidade de apresentar o trabalho que pretende realizar no Itamaraty, nos anos do governo Bolsonaro, “e nós vamos abrir o debate, como é o dever desta Casa, para poder tratar de assuntos não só relacionados a essa questão”, afirmou o presidente da comissão, referindo-se também às relações comerciais com a China, tema de debate entre os membros da comissão.
Na reunião desta quinta-feira, a comissão aprovou a realização de uma audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, cuja data ainda será acertada. O tema será o acordo que levou à cessão da Base de Alcântara (MA) para lançamentos de foguetes e satélites pelos Estados Unidos. Também ficou definido que esse tema será tratado na audiência já agendada com Ernesto Araújo, assim como o envolvimento do Brasil na crise institucional e socioeconômica que atravessa a Venezuela.