Loading

Pesquisar

TECNOLOGIA

Correios participam do esforço para inclusão digital

Mais de 1,5 milhão de famílias brasileiras já receberam gratuitamente conversores para TV digital por intermédio da empresa subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

28 de jun de 2018

Correios já entregaram mais de 1,5 milhão de kits gratuitos com antena e conversor digital

Edição: Scriptum

Entre as medidas adotadas pelo ministro Gilberto Kassab para garantir o acesso da população de baixa renda ao sinal digital de TV, em todo o País, está a distribuição gratuita de conversores digitais às famílias inscritas em programas sociais do governo federal no primeiro semestre de 2018. Esta ação foi potencializada pelos Correios, empresa estatal subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que já entregou mais de 1,5 milhão de kits gratuitos com antena e conversor digital àquelas famílias.

A ação é uma parceria com a Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração para o sinal de TV digital no Brasil. As agências dos Correios credenciadas são alguns dos pontos de distribuição utilizados pela Seja Digital para fazer a entrega dos equipamentos à população. As famílias cadastradas em programas sociais recebem o kit depois de agendar, pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou pelo site www.sejadigital.com.br/kit, a retirada nas agências credenciadas.

Para o agendamento, é necessário informar o NIS (Número de Identificação Social). Além da retirada do kit digital, os beneficiários recebem, na própria agência dos Correios, um treinamento gratuito para facilitar a instalação em casa.

Neste ano, a operação ocorre em 16 Estados: Pará, Amazonas, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amapá, Tocantins, Roraima, São Paulo e Ceará. Além das capitais e regiões metropolitanas, as cidades do interior também foram envolvidas na distribuição.

A distribuição gratuita dos equipamentos busca garantir o acesso ao sinal digital pela população. O kit gratuito é composto por uma antena UHF e um conversor, que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital.

Neste primeiro semestre de 2018, a Seja Digital já distribuiu 2,1 milhões de kits nos municípios onde ocorreu o desligamento do sinal analógico de TV. Durante todo o processo de implantação da TV digital no Brasil, iniciado em 2016, foi entregue um total de 9,6 milhões de kits. A TV digital já está presente em 644 municípios brasileiros, beneficiando mais de 100 milhões de pessoas.

Informações Partidárias

Notícias