O prefeito Rogério Franco: “Cotia se organizou e implantou um sistema de agendamento com as doses disponíveis.”
A gestão do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), tem se destacado por acelerar o processo de vacinação contra a covid-19. A cidade da Grande São Paulo realiza, desde o último dia 19, a aplicação da primeira dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford em idosos com 62 anos ou mais. Outros municípios da região – entre eles Caieiras, Embu das Artes e Vargem Grande Paulista – começaram a imunizar moradores com 63 anos no final da semana passada.
A vacinação organizada pelo Governo do Estado é atualmente voltada para os que têm 64 anos. A data prevista para o início da vacinação dos idosos com 60, 61 e 62 anos no âmbito estadual é 6 de maio, o que confirma o ritmo acelerado da imunização no município administrado por Rogério Franco.
“Cotia se organizou e implantou um sistema de agendamento com as doses disponíveis. Com isso, conseguimos fazer uma leitura exata da procura por parte daquela faixa etária e, a partir daí, ampliar o público com base no que tínhamos de doses disponíveis”, destacou o prefeito.
O agendamento dos idosos para a vacinação em Cotia é obrigatório e deve ser feito no site da Prefeitura. Quem não tem acesso à internet pode entrar em contato pelos seguintes telefones: 4614-1105, 4616-0378, 4616-5203 e 4614-5176.
A central de agendamento funciona em dias úteis, das 9h às 16h. No local de vacinação, além de usar máscara, o munícipe deve apresentar documento oficial com foto, CPF e o comprovante do agendamento. Desde janeiro, já foram aplicadas na cidade 37.859 doses dos imunizantes, de acordo com o site Vacina Já, do governo estadual.
Educação
No próximo dia 10, os profissionais da educação vão receber a segunda dose da CoronoVac no mesmo polo em que receberam a primeira. Há três polos na cidade: no distrito Caucaia do Alto, no bairro Granja Viana e um localizado em frente à Prefeitura, chamado Cotia. Não será necessário o agendamento para a aplicação da segunda dose.
Casos
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Cotia nesta terça-feira (27), a cidade, que tem população estimada pelo IBGE em 253 mil habitantes, registrou 10.694 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, 9.781 pacientes já se recuperaram e 492 morreram em função da doença.