Loading

Pesquisar

SAÚDE

Cruzeiro (SP) recebe prêmio pelo combate à tuberculose durante a pandemia

Município administrado pelo PSD diagnosticou e curou todos os novos casos da doença no primeiro semestre de 2021

14 de abr de 2022

Equipe do programa de diagnóstico e tratamento da tuberculose na cidade

Redação Scriptum, com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cruzeiro

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro (SP), recebeu o prêmio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo por diagnosticar e curar todos os novos casos da doença na cidade ao longo do primeiro semestre de 2021. A premiação foi conferida porque o município, que é administrado por Thales Gabriel Fonseca, conseguiu atender a todas as exigências e parâmetros estabelecidos pelo Estado no tratamento da tuberculose.

O reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais de saúde de Cruzeiro é referente ao período mais delicado da saúde no Mundo, quando a pandemia de Covid-19 estava no seu ápice. De acordo com os responsáveis pelo programa na cidade, o setor foi um dos únicos que não diminuiu, tampouco paralisou, as atividades.

Para a equipe, o trabalho ininterrupto e intenso, mesmo durante o período pandêmico, foi imprescindível para identificação de 47 novos casos de tuberculose em Cruzeiro, o tratamento e recuperação de 100% dos pacientes.

“Temos uma meta de diagnosticar e realizar o tratamento, que pode levar até 12 meses, e um dos fatores que fizeram nossa equipe atingir a meta foi justamente não interromper um setor tão importante como esse, mesmo durante o período de pandemia”, explicou Daisy Maria Siqueira Ferreira da Silva.

O Programa de Combate à Tuberculose em Cruzeiro funciona no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), sem necessidade de agendamento e encaminhamentos. Qualquer paciente que apresente os sintomas da doença, tais como tosse por mais de 10 dias, perda de peso e suor frio, principalmente à noite, deve comparecer ao local para investigação do caso.

Informações Partidárias

Notícias