MUNICÍPIOS

Curitiba tem nova ferramenta para planejar o futuro

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), inaugura o Hipervisor Urbano, uma plataforma de compartilhamento de dados públicos que vai gerir serviços em tempo real e planejar políticas públicas

23 de fev de 2024 · Curitiba, Eduardo Pimentel, inovação, prefeitos, Rafael Greca, tecnologia

Greca e Pimentel na inauguração do Hipervisor Urbano da capital do Paraná

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), inaugurou esta semana uma ferramenta inovadora para dar suporte ao planejamento da cidade. O Hipervisor Urbano é uma plataforma de compartilhamento de dados públicos munida de recursos capazes de coletar, processar e distribuir informações, possibilitando gerir serviços em tempo real e planejar políticas públicas. “É o rosto da Curitiba do futuro”, definiu Greca, segundo quem “é uma grande alegria abrir as portas para a transparência e para a informação, para a plena visão da cidade, para a grandeza dessa cidade e para as suas transformações físicas, culturais e econômicas”.

A inauguração ocorreu na quinta-feira (22) e reuniu o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel (PSD), secretários municipais, vereadores e convidados no Centro de Operações do Hipervisor, instalado no edifício que abriga o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), vizinho ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), onde já está em funcionamento a Muralha Digital (programa que oferece recursos de tecnologia para combate à criminalidade e atendimento de emergências).

Centro de Operações

Projetado pelo Ippuc em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Hipervisor Urbano

é formado por um Centro de Operações com grandes monitores que atualizam os dados em tempo real. Os equipamentos são coordenados por 23 técnicos, divididos entre cientistas e desenvolvedores.

Estão integrados ao Hipervisor Urbano, além da Muralha Digital, os centros operacionais do Transporte e da Defesa Civil, além de prestadores de serviços públicos de abastecimento de água (Sanepar) e de energia (Copel).

Para o vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, com iniciativas como Hipervisor Urbano, Curitiba dá mais um passo decisivo em direção à inovação, um caminho sem volta. “Para nós, que somos gestores, será um ganho enorme na medida em que vai auxiliar a tomada de decisões. É um marco na história e no planejamento dos projetos futuros”, comentou Pimentel.