Loading

Pesquisar

CÂMARA

Debate: a tuberculose como problema de saúde pública

O líder da bancada do PSD, deputado Antonio Brito (PSD-BA), solicitou debate com especialistas e autoridades sobre doença que provoca cerca de 4,5 mil mortes por ano no Brasil

15 de mar de 2024

O deputado Antonio Brito: “A tuberculose possui um fardo econômico significativo devido aos custos do tratamento”

Edição Scriptum com Agência Câmara

Em debate solicitado pelo líder da bancada do PSD na Câmara, deputado Antonio Brito (PSD-BA), a comissão externa sobre o enfrentamento da tuberculose discute na terça-feira (19) o desafio de eliminar a doença como problema de saúde pública. Brito destaca que a tuberculose continua a ser uma das principais causas de morte no País, afetando especialmente populações em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o parlamentar do PSD baiano, “a tuberculose possui um fardo econômico significativo devido aos custos do tratamento prolongado, contribuindo para a perpetuação da pobreza”. Para discutir soluções, a comissão convidará representantes de diversas áreas da saúde e autoridades (veja lista).

Antonio Brito defende ações coordenadas entre União, Estados e municípios para compartilhar informações sobre estratégias de prevenção e tratamento.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria (bacilo de Koch). Afeta principalmente os pulmões. A tosse (seca ou com secreção) é seu sintoma mais conhecido.

De acordo com o Ministério da Saúde, são notificados anualmente 70 mil novos casos da doença no Brasil e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes.

Informações Partidárias

Notícias