Loading

Pesquisar

VIOLÊNCIA

Deputada pede ação urgente para proteger idosos

Leandre (PSD-PR) defende modelo da Lei Maria da Penha para ampliar a proteção de idosos e pessoas com deficiência contra casos de agressão física, psicológica ou financeira

31 de maio de 2022

Redação Scriptum com Rádio Câmara

A deputada Leandre Dal Ponte (PSD-PR) é relatora na Câmara de proposta para que a Lei Maria da Penha seja usada como modelo para ampliar a proteção aos idosos e pessoas com deficiência, determinando medidas de urgência que garantam sua integridade física em até 48 horas. Segundo ela, a ação é necessária porque grande parte dos casos de agressão física, psicológica ou financeira é cometida por pessoas próximas, inclusive dentro da própria moradia ou em instituições de acolhimento.

Na visão da parlamentar, a sociedade precisa passar por uma mudança cultural para acabar com a violência sobre grupos mais vulneráveis, como os idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes. Ela lembra que esses segmentos têm sido as maiores vítimas de violência ao longo da pandemia, pelo isolamento a que foram submetidos, com ênfase para os aposentados e pensionistas, que muitas vezes têm seus benefícios previdenciários confiscados pela família.

Leandre também é relatora de outra proposta, que permite que os consórcios públicos possam instituir fundos para custear programas, ações e projetos de interesse público. Ela reforça as vantagens de projetos que os municípios, por exemplo, podem fazer de forma coletiva, especialmente na área de saúde.

Informações Partidárias

Notícias