27 de set de 2019
· #marxbeltrão
O deputado federal Marx Beltrão (o primeiro da esquerda para a direita) apresentou sugestões de investimentos em áreas como assistência social e saneamento básico
Edição: Scriptum
Atrair investimentos para Alagoas e outros Estados. Esse foi o objetivo do deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL) ao apresentar, em reunião entre coordenadores das bancadas parlamentares do Nordeste e ministros do governo Bolsonaro, sugestões para investimentos estruturantes com recursos de emendas dos parlamentares. As ações apresentadas pelo deputado poderão estar entre os alvos destas emendas a serem propostas para o Orçamento Geral da União (OGU) de 2020.
Na reunião com os coordenadores – nesta quinta-feira (27), em Brasília – estiveram presentes os ministros da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o presidente da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), Ronaldo Nogueira, o superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) Antônio Leite dos Santos Filho e o senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional.
De acordo com o deputado federal Marx Beltrão, “a bancada vai se reunir para decidir quais serão os investimentos que serão feitos com as emendas coletivas. Será uma decisão plural e unida, de todos os parlamentares. O objetivo de todos os senadores e deputados de Alagoas é atrair investimentos para grandes projetos para o Estado com estas emendas ao Orçamento de 2020. Neste encontro fizemos algumas sugestões e visualizamos algumas iniciativas que poderão ser eleitas pela bancada como obras e ações prioritárias para nosso desenvolvimento”.
Foram várias as sugestões apresentadas por Marx Beltrão no encontro. Entre as obras que poderão ser alvo de emendas coletivas para 2020, o coordenador da bancada alagoana indicou iniciativas como a construção de um novo Mercado Público em Maceió, voltado ao abastecimento da população e também ao receptivo de turístico da capital. O deputado citou recursos para a estruturação de aterros sanitários por meio de consórcios entre os municípios alagoanos, dando destino adequado aos resíduos, além de grandes investimentos em saneamento básico, especialmente em Maceió.
Marx Beltrão também apresentou investimentos como em ações de custeio para a área de Assistência Social e programas de abastecimento de água e dessedentação humana e animal no sertão alagoano, a exemplo dos Microssistemas de Abastecimento, projeto já em execução em Alagoas e que precisa ser ampliado. No campo dos transportes, o parlamentar voltou a apelar para a conclusão das obras de duplicação da BR 101 em Alagoas, assim como para a construção da ponte ligando os estados de Alagoas e Sergipe, no município de Penedo. Obras como a construção do Aeroporto de Maragogi e a duplicação da BR 316 entre a região do Benedito Bentes em Maceió e o município do Pilar também foram citadas.
“Há uma previsão, ainda não confirmada, de que tenhamos cerca de R$ 300 milhões de emendas coletivas de bancada. Em uma conta simples, multiplicando estes recursos por quatro anos, teríamos neste mandato cerca de R$ 1,2 bilhão para investimentos. Esta decisão sobre as emendas de bancada será coletiva, mas quero reafirmar aos senhores ministros que aqui representam o presidente Bolsonaro que a bancada alagoana está unida, muito disposta ao trabalho e todos os nove deputados e três senadores de Alagoas vão lutar por cada centavo que puder ser investido em nosso Estado”, concluiu Beltrão.