CÂMARA

Deputado quer barrar reajuste de energia no Nordeste

Domingos Neto, do PSD cearense, apresentou projeto para impedir aumento de quase 25% nas tarifas em seu Estado. “Reajuste superou em três vezes o índice oficial de inflação no Brasil”, afirma

26 de abr de 2022 · #domingos neto, energia elétrica, PSD Ceará

Domingos Neto: “O consumidor tem suportado altas constantes nas contas de luz”

Redação Scriptum

Líderes dos maiores partidos representados na Câmara dos Deputados já assinaram pedido de urgência – apresentado pelo líder da bancada do PSD, Antonio Brito (BA) – para o projeto de decreto legislativo do deputado federal Domingos Neto (PSD-CE) que visa barrar o reajuste das tarifas de energia em toda a região Nordeste.  “Vale destacar que o consumidor tem suportado altas constantes nas contas de luz diante de alterações das bandeiras tarifárias desde o advento da pandemia da covid-19 atrelada à escassez hídrica, esta última representava um impacto de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos”, justifica Domingos Neto no projeto.

O parlamentar também ressalta que o reajuste ora aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é um exemplo claro do descolamento entre os percentuais de aumento concedidos, “os quais são superiores a três vezes o índice oficial de inflação no Brasil, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cuja previsão do Banco Central para 2022 é de 7,1%”.

O projeto de decreto precisa da anuência dos líderes partidários para que tramite com rapidez, tendo em vista que o aumento já está em vigor no Estado. O primeiro passo para a tramitação rápida é a aprovação do regime de urgência, que faz com que o projeto seja enviado diretamente para votação no plenário da Casa.