Loading

Pesquisar

SAÚDE

Diálogos no Espaço Democrático: Prejuízos e lições da pandemia

Entrevistado no programa da TV Espaço Democrático, médico Yussif Ali Mere Jr diz que saúde sairá fortalecida, mas rede hospitalar privada ficará financeiramente enfraquecida

29 de abr de 2020

 

A pandemia do coronavírus deixará, no Brasil, dois cenários contraditórios: o sistema de saúde sairá fortalecido, mas a rede privada de hospitais ficará financeiramente bastante enfraquecida. A convicção é do médico nefrologista Yussif Ali Mere Jr, presidente da Federação e do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP e SINDHOSP), em entrevista para o programa “Diálogos no Espaço Democrático”, da TV da fundação do PSD.

Para Mere Jr., o coronavírus permitiu que os envolvidos nos setores público e privado de saúde discutissem, por exemplo, como o atendimento em UTIs possa ser melhor distribuído no País. “O próprio ex-ministro Luiz Henrique Mandetta falou sobre a ideia de criação dos distritos sanitários no Brasil”, lembrou. “Mas os hospitais privados sairão da crise com muitas dificuldades financeiras”, disse. “A ociosidade no interior de São Paulo, por exemplo, é de 60% e as clínicas e laboratórios estão às moscas”.

Entrevistado por Januario Montone, ex-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde) e ex-secretário municipal de Saúde de São Paulo, Helio Michelini Pellaes Neto, empresário na área da saúde, e o jornalista Sérgio Rondino, Mere Jr. comentou também a dependência brasileira de equipamentos estratégicos, como máscaras e respiradores.

Esta é a quinta entrevista da série “Diálogos no Espaço Democrático” – todas elas feitas por meio do uso de ferramentas de conferência remota – para tratar de temas relacionados ao coronavírus. O sociólogo Tulio Kahn falou sobre os modelos matemáticos utilizados para avaliar o avanço da contaminação no Brasil; o professor Marcus Vinicius de Freitas abordou o multilateralismo e a globalização após a pandemia; o cientista político Rogério Schmitt falou sobre as dificuldades do federalismo brasileiro; e o economista José Roberto Afonso fez uma análise do mercado informal de trabalho.

As entrevistas podem ser vistas aqui.

Informações Partidárias

Notícias