O prefeito Eduardo Paes: “A gente aqui transforma dificuldade em força para enfrentar os desafios.”
A cidade do Rio de Janeiro iniciou na segunda-feira (28) a vacinação de lactantes e, graças à chegada de novas remessas de vacinas, haverá uma nova antecipação do calendário de imunização no município, com a oferta de vacinas a todos os cariocas acima de 43 anos até a próxima sexta-feira (2). Os anúncios foram feitos pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), cujo pai faleceu vítima da covid-19 na semana passada.
Apesar do avanço no processo de imunização, o prefeito carioca informou que o município continua com alto risco de contaminação de covid-19 e, por isso, as medidas restritivas continuarão valendo até o dia 12 de julho. As medidas têm como objetivo evitar a propagação da gripe no período do inverno. Segundo Paes, é durante essa estação que há o aumento de doenças respiratórias. A decisão foi tomada após a análise do 25º Boletim Epidemiológico divulgado pelo Centro de Operações Rio (COR).
A prefeitura do Rio está comemorando também a adesão dos moradores ao programa de imunização, comprovada com a vacinação de 92% do público de 50 a 59 anos com a primeira dose. Nesta semana, o cronograma da vacinação do Rio prevê que pessoas com 47 anos podem ser vacinadas nesta segunda-feira (28). O esquema segue com as pessoas de 46 anos na terça (29/6), 45 anos na quarta (30/6), 44 anos na quinta (1º/7) e 43 anos na sexta (2/7).
Quanto às mulheres que estão amamentando, agora incluídas no grupo prioritário, independente da faixa etária, elas que podem receber a vacina em qualquer dia. No sábado haverá uma repescagem de pessoas com 43 anos ou mais.
“Bora acelerar! A gente aqui transforma dificuldade em força para enfrentar os desafios. Vamos superar logo esse covid-19! Enquanto não chegamos lá vamos nos cuidando! Bora vacinar!”, escreveu o prefeito Eduardo Paes em sua rede social, um dia após a morte do pai, Valmar Souza Paes, vítima da covid-19.