MUNICÍPIOS

Eduardo Paes sugere volta das máscaras contra covid

Prefeito do Rio de Janeiro recomenda que pessoas com comorbidades, idosos e estudantes voltem a usar máscara em razão do aumento do número de casos nas últimas semanas

03 de jun de 2022

O prefeito Eduardo Paes: “Estamos no campo das recomendações”

Redação Scriptum

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), sugeriu na quinta-feira (2) que pessoas com comorbidades, idosos e estudantes voltem a usar máscara por conta do aumento dos casos de covid-19 nas últimas semanas. Paes deixou claro que não se trata de uma imposição. “Não vamos impor o uso de máscara, mas sugerir que essas pessoas, se possível, utilizem máscaras. Estamos no campo das recomendações. A gente espera não ter que impor nenhuma medida restritiva“.

O número de mortes causadas pela doença não aumentou, mas o crescimento do número de casos, no Rio, foi confirmado pela Prefeitura carioca. “Estamos entrando no período do inverno. É esperado um aumento de casos de síndrome gripal. De cada 100 pessoas, 80 com sintomas não estão com covid-19. No pico chegamos a ter 180 mil casos em uma única semana e hoje o pico é com menos de mil casos por dia. Nosso pico mais alto das últimas semanas foi de 5 mil casos em 7 dias na última semana”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia.

Foram registrados mais casos de covid-19 este ano que no ano passado e em 2020. Em 2022 o Rio registrou 462 mil, no ano passado foram 307 mil registros e em 2020 foram 221 mil.

Diante disso, o prefeito Eduardo Paes fez um apelo para que a população tome a vacina. “Vacina não tem nenhum tipo de contraindicação a não ser em casos específicos. Então fica aqui o apelo para que as pessoas se vacinem. Vamos monitorar isso de perto entendendo que nós vivemos um outro momento”.