A senadora Daniella Ribeiro: são necessárias “respostas a questões crônicas relativas à qualidade de vida das mulheres”
Edição Scriptum com Agência Câmara
A pedido da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), uma audiência pública vai discutir, em data a ser marcada, o tema “As Mulheres e o Orçamento”. Para a senadora, é possível aumentar e aperfeiçoar a “materialidade, transparência, transversalidade e desempenho das programações voltadas para as mulheres”.
Em sua opinião, são necessárias “respostas a questões crônicas relativas à qualidade de vida das mulheres, especialmente as negras e de baixa renda, que em muitos lares são responsáveis também por crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência”.
A presidente da CMO pediu o apoio dos homens, maioria no colegiado, para discutir o tema: “[Vocês] são parceiros e compreendem a necessidade e, mais do que tudo, a importância do que significa o Orçamento para políticas públicas relativas à mulher”.
Daniella Ribeiro sugeriu como convidados para a audiência pública:
– a consultora de Orçamento do Senado e representante da Casa na Reunião Anual de Orçamento de Gênero da OCDE, ocorrida em junho de 2023, Rita Santos;
– o membro do Grupo de Trabalho sobre o Orçamento Mulher da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e representante da Fundação Tide Setúbal, Pedro Marin;
– a diretora de Temas Transversais da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Elaine Xavier;
– o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento, Fabrício Marques Santos; e
– a representante da Divisão de Gestão e Orçamento do Comitê de Governança Pública da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Scherie Nicol.