Loading

Pesquisar

DIÁLOGOS NO ESPAÇO DEMOCRÁTICO

Em oito anos, educação pode dar um salto de qualidade

Em entrevista à TV da fundação do PSD, Priscila Cruz, dirigente da organização Todos Pela Educação, diz que prefeitos, governadores ou presidentes podem mudar a história em dois mandatos

08 de fev de 2022

 

Edição: Scriptum

A ideia de que a educação, no Brasil, precisa de investimentos consistentes ao longo de 20 anos para subir de patamar é um mito. “Em oito anos, ou seja, dois mandatos de um prefeito, um governador ou um presidente, a gente muda isto”, diz Priscila Cruz, presidente-executiva e cofundadora da Todos Pela Educação, organização da sociedade civil criada em 2006 com o propósito de melhorar a qualidade da educação no País.

Em entrevista ao programa Diálogos no Espaço Democrático, produzido pela TV da fundação do PSD e disponível em seu canal de Youtube – Priscila deu outras duas razões para que a educação pública não tenha a atenção que merece. A primeira é que a elite econômica e os grupos que influenciam a tomada de grandes decisões no Brasil têm suas crianças em escolas privadas. A outra é que há uma descrença generalizada nas soluções possíveis, o entendimento de que a educação não tem jeito. “A educação tem jeito, sim, e a prova são escolas como as de Teresina, Coruripe (AL) e Sobral (CE), que têm notas altíssimas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, diz ela.

Priscila foi entrevistada pelo jornalista Sérgio Rondino, âncora do programa de entrevistas e debates, com o economista Luiz Alberto Machado, o coordenador de Relações Institucionais do Espaço Democrático, Vilmar Rocha, e o empresário e gestor público Andrea Matarazzo.

Na entrevista, ela destacou o Educação Já, projeto desenvolvido em 2018 pela organização que tem o objetivo de subsidiar o poder público com diagnósticos detalhados e soluções concretas. Trata-se de um programa suprapartidário, esforço que reúne especialistas, educadores e organizações do campo educacional comprometidos com o avanço de políticas públicas. Em outubro do ano passado a Todos pela Educação fechou parceria com a Fundação Espaço Democrático para orientar gestores ligados ao partido na elaboração de políticas públicas, além de promover cursos sobre o setor para quem já exerce mandatos ou ainda pretende disputar cargos eletivos.

Priscila Cruz é mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. Graduou-se em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Integra o Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp e é uma das fundadoras da Todos Pela Educação.

Informações Partidárias

Notícias