27 de fev de 2013
· eduardo sciarra, executiva, Fábio Faria, Gilberto Kassab, Guilherme Campos, Kátia Abreu, Moreira Mendes, Otto Alencar, PSD, reunião, Robinson Faria, Sérgio Petecão
Em reunião da Executiva Nacional, realizada nesta quarta-feira, 27, em Brasília, o Partido Social Democrático (PSD) iniciou o processo de consultas aos diretórios estaduais para definir, ainda este ano, a posição da legenda nas eleições de 2014. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, ouviu o posicionamento de três diretórios estaduais: Bahia, Rio Grande do Norte e Rondônia. Eles defenderam o apoio à reeleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República lembrando que sua gestão, de forma geral, continua beneficiando a população.
“Iniciamos hoje as consultas aos diretórios estaduais e vamos fazer esse processo sem pressa, com muito diálogo, com muito debate. A corrente majoritária será respeitada e o partido caminhará com unidade. Não definimos nada em absoluto e o momento é de ouvir a posição de cada Estado. Respeitaremos o legítimo interesse de todos para construir uma posição majoritária ainda este ano”, reforçou Kassab. Questionado se a posição estaria atrelada à indicação de nomes e cargos no governo federal, Gilberto Kassab foi enfático: “O partido não fará o ‘toma lá da cá’. De nenhuma maneira vamos condicionar um eventual apoio à participação no governo. Isso é uma prática velha da política brasileira que nós queremos que seja uma página virada”.
Otto Alencar, vice-governador da Bahia, afirmou que o partido já trabalha em parceria com o governador do Estado, Jaques Wagner (PT). “O PSD está forte no meu Estado. Não vejo a necessidade de ficar na base do ‘toma lá dá cá’. Devemos seguir a decisão do todo. Mas acredito na parceria com o governo federal”, destacou.
Na oportunidade, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, lembrou a antiga parceria já estabelecida com o ex-presidente Lula e confirmou que o seu diretório estadual “deu carta branca para o presidente Kassab”. Faria declarou ainda: “Temos total confiança no nosso presidente para que ele possa tomar qualquer decisão quanto à posição do partido nas próximas eleições”.
Sobre a proximidade entre o presidente da sigla com a bancada federal, o líder do partido na Câmara, Eduardo Sciarra (PR), reiterou a importância desses encontros para “afinar o discurso para as eleições de 2014. Teremos muitos candidatos a governador, uma expressiva participação na eleição majoritária para o Senado e essa consolidação que nós estamos projetando para o PSD nas eleições do próximo ano, deve coroar o belo trabalho que já tivemos em2012”. Sciarra disse ainda que os Estados a serem ouvidos na próxima reunião da executiva serão Amazonas, Mato Grosso e Ceará, que vão manifestar a sua posição por meio dos diretórios do PSD. “Formado o juízo sobre toda essa composição no Brasil, o diretório nacional comunicará a decisão final”, explicou.
Também presente no encontro, o deputado federal do PSD de Rondônia, Moreira Mendes, deixou claro que mesmo preocupado com determinadas medidas do governo, o apoio à candidatura de Dilma está confirmado. “Embora algumas ações me deixem inquieto, no sentido de que possam trazer comprometimento no futuro, o governo federal está acertando mais do que errando. Vejo que apoiar o governo é dar continuidade à ideia da construção de um novo Brasil”, disse Mendes.
Para o vice-presidente da Câmara, o deputado Fábio Faria (PSD-RN), o mais importante agora é chegar a um entendimento para que o partido como um todo permaneça unido.
Também estiveram presentes na reunião o ex-líder do PSD, Guilherme Campos (SP), os senadores Sérgio Petecão (AC) e Kátia Abreu (TO) e a prefeita de Ribeirão Preto (SP), Dárcy Vera, além de deputados federais, estaduais e prefeitos.
Veja as fotos do encontro em Brasília aqui.