Loading

Pesquisar

Debate

Espaço Democrático debate anseios do eleitor brasileiro

Encontro reunirá cientistas políticos, economistas e sociólogos nesta quarta-feira (12), às 15h30

10 de abr de 2017

O Espaço Democrático – Fundação para Estudos e Formação Política do PSD – vai reunir cientistas políticos, economistas e sociólogos nesta quarta-feira (12) para discutir o tema “O que pensa e o que quer o eleitor”. O evento, da série Encontros Democráticos, acontecerá a partir das 15h30, no auditório do 14º andar da sede da fundação – rua Santo Antônio, 184, Bela Vista, São Paulo. Participarão os cientistas políticos Rubens Figueiredo e Rogério Schmitt, os economistas Roberto Macedo e Luiz Alberto Machado e o sociólogo Túlio Kahn.

Um dos motes do encontro é a ​polêmica provocada pela ​divulgação d​a recente pesquisa “Percepções e Valores Políticos nas Periferias de São Paulo”, realizada pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao Partido dos Trabalhadores. A sondagem revelou que o eleitor das periferias pobres da capital paulista considera o Estado, e não a “burguesia”, como seu inimigo, valoriza a meritocracia e percebe a crise ética da sociedade não como resultado de vícios estruturais, mas de mau comportamento individual, postura que deve ser resolvida, na origem, pela família. Outro dado de destaque: a política não é prioridade no dia a dia das pessoas, razão pela qual discussões que opõem direita e esquerda, ou reacionários e progressistas, não têm a menor importância.

Parte dos resultados da pesquisa da Fundação Perseu Abramo confirmou as revelações de uma outra sondagem, realizada pelo Espaço Democrático no final de 2011, durante o processo de criação do PSD – acesse aqui a íntegra da pesquisa. Então, o levantamento “O que querem os brasileiros” ​mostrou que os anseios do eleitor eram de um partido que defendesse a livre iniciativa e as liberdades individuais, o cumprimento dos contratos e a propriedade privada. À época, foram ouvidas 3.000 pessoas na pesquisa quantitativa e 180 na qualitativa, em 46 cidades de 18 Estados brasileiros.

No âmbito pessoal, a pesquisa do Espaço Democrático revelou diversas facetas do brasileiro. Para a vida profissional, 62% disseram que queriam abrir negócio próprio. 54% consideraram o pagamento dos impostos no Brasil ruim ou péssimo.

Informações Partidárias

Notícias