O prefeito Sérgio Del Bianchi
O prefeito de Espírito Santo do Pinhal, Sergio Del Bianchi Junior (PSD), decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais que prestam serviços essenciais, como bancos e supermercados, para evitar a disseminação do novo coronavírus na cidade do interior paulista. A medida entra em vigor nesta quinta-feira (23) e valerá por tempo indeterminado.
Os estabelecimentos também deverão disponibilizar álcool em gel e máscaras aos funcionários, além de adotar os procedimentos necessários para que seja respeitada a distância mínima de dois metros entre os clientes durante o atendimento. O prefeito destacou que a obrigatoriedade do uso de máscaras não exclui outras medidas de proteção individual, como a higienização das mãos.
“Estudos mostram que a máscara funciona como uma barreira física e reduz o risco da contaminação. Por isso, o uso desse equipamento passa a ser obrigatório como medida de evitar a propagação do coronavírus em nossa cidade. Todos nós devemos estar atentos e trabalhar juntos para vencermos essa batalha”, afirmou Sergio Del Bianchi.
Outra medida estabelecida pelo decreto visa à proteção dos idosos, grupo de risco da Covid-19. Os estabelecimentos deverão fixar horários específicos para o atendimento exclusivo aos clientes acima de 60 anos, preferencialmente no período da manhã, para evitar a aglomeração de pessoas.
Casos
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal nesta quarta-feira (22), o município, com população estimada em 44 mil habitantes, tem apenas um caso confirmado de Covid-19. Outros dois casos de pacientes internados ainda estão sob investigação.