AGRICULTURA

Fávaro destaca apoio à produção nacional de maçã

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se reuniu esta semana com parlamentares e produtores de Santa Catarina para falar sobre incentivos à produção da fruta, que gera R$ 6 bilhões para o País

08 de fev de 2024

Carlos Favaro em reunião com produtores de maçã

Edição Scriptum com Ministério da Agricultura e Pecuária

Terceira fruta mais consumida no País, a maçã é hoje em dia responsável pela geração de R$ 6 bilhões em riquezas para o País e mais de 150 mil empregos diretos e indiretos. Os números foram citados na reunião realizada esta semana, em Brasília, entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e representantes da Frente Parlamentar Catarinense e a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM). O tema do encontro foi incentivo à cultura da maçã em Santa Catarina. Além disso, foram apresentadas pautas como a inclusão da fruta na alimentação escolar, apoio aos produtores da cultura e fiscalização na origem.

O ministro destacou a importância do setor, reforçando o apoio de sua pasta para promover o desenvolvimento da região.

Segundo a Associação, atualmente, a cada dez maçãs consumidas no Brasil, nove são nacionais. Para atender a esse mercado, o País tem cerca de 33 mil hectares de pomares de maçã, uma produção anual próxima a 1,35 milhão de toneladas.

“A produção de maçã em Santa Catarina representa 50% do que o Brasil produz, principalmente na região de São Joaquim, e posso falar que o que proporcionou isso, além do lado empreendedor e da questão climática, foi o Programa de Subvenção Agrícola. Isso levou segurança ao produtor”, ressaltou o diretor-executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque.