Loading

Pesquisar

AGRICULTURA

Fávaro quer ampliar oferta de fertilizantes no País

Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, acordo de cooperação com a Bolívia pode fortalecer agro brasileiro

11 de jul de 2024

Os ministros Carlos Fávaro e o boliviano Franklin Molina Ortiz.

Redação Scriptum com Ministério da Agricultura e Pecuária

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou na terça-feira (9) dois atos com o governo da Bolívia que vão aumentar a oferta de fertilizantes no Brasil. A iniciativa visa a ampliar a produtividade do agro brasileiro e a competitividade do setor. As assinaturas ocorreram durante o encontro bilateral entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Bolívia, Luis Arce, em Santa Cruz de la Sierra.

O primeiro documento oficializado foi um acordo de cooperação de comercialização de fertilizantes e cloreto de sódio, assinado com o ministro dos Hidrocarbonetos e da Energia da Bolívia, Franklin Molina Ortiz. O segundo foi um memorando de entendimento de exportação de fertilizantes ao Brasil, também subscrito pelo ministro do Desenvolvimento Rural e Terras, Santos Condori.

De acordo com Fávaro, os documentos estabelecem termos e condições para a exportação de fertilizantes e suas matérias-primas para o Brasil. Além disso, buscam promover e implementar a cooperação técnica e científica por meio de intercâmbio tecnológico, pesquisa, desenvolvimento e inovação entre as partes. “O aumento da oferta de fertilizantes no País é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. É trazer mais competitividade para o setor e, ainda, como consequência, fortalecer a segurança alimentar”, afirma Fávaro.

O ministro ressalta que segue buscando oportunidades para os empresários e a população brasileira. “Já abrimos 155 novos mercados para comercializarmos os produtos nacionais.”

Informações Partidárias

Notícias