MUNICÍPIOS

Florianópolis age contra receptadores de fios roubados

A gestão do prefeito Topázio Neto (PSD) vem atuando de forma rigorosa no enfrentamento do problema que aflige grandes cidades brasileiras. Operações buscam quebrar corrente que sustenta o crime

04 de jul de 2022

O prefeito Topázio Neto: “A Operação age na raiz do problema, quebrando a corrente do crime de furtos de fios.”

Redação Scriptum

Assim como outras capitais e grandes cidades do País, também em Florianópolis os roubos de fios, cabos, luminárias e outros equipamentos da iluminação pública vêm crescendo e causando prejuízos à administração e à população em geral. A gestão do prefeito Topázio Neto (PSD), por isso, vem atuando de forma rigorosa no enfrentamento do problema.

Na sexta-feira (1), por exemplo, foi desencadeada mais uma operação contra receptadores de material roubado, denominada Fio Desencapado. Na ação, a Prefeitura de Florianópolis, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com forças policiais da Capital, órgãos da administração municipal e empresas de telefonia, abordou 13 alvos previamente identificados e foram realizados oito autos de infração.

A Operação contou com a participação de mais de 70 integrantes de diferentes órgãos: Guarda Municipal de Florianópolis, Superintendência de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Procon, Floram e Celesc.

De acordo com o secretário de Segurança Pública da Capital, Araújo Gomes, “A Operação tem obtido sucesso porque age na raiz do problema, quebrando a corrente do crime de furtos de fios. Durante meses nós investigamos e identificamos alvos e, assim, conseguimos comprovar que os materiais são provenientes de furto e realizar as apreensões”.

O objetivo da Operação Fio Desencapado é combater o crime de receptação de itens provenientes de furto, como cabos de comunicação, fios, placas de sinalização de trânsito, hidrômetros, entre outras.

Desde a primeira fase da operação, já foram apreendidos cerca de 2,15 toneladas de fios de cobre. Ao todo, 13 pessoas foram detidas ou presas e mais de 90 autos de infração e multas foram emitidos.