MUNICÍPIOS

Florianópolis ganha o Prêmio Nacional de Inovação

O prefeito Topázio Neto (PSD) comemorou o resultado. A iniciativa reconhece os esforços e ecossistemas de inovação e pesquisadores que atuam no Brasil

29 de set de 2023 · Florianópolis, prefeitos, Santa Catarina, Topázio Neto

Prêmio é testemunho do talento e criatividade da capital, afirma Topázio Neto

Edição Scriptum com Prefeitura de Florianópolis

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), comemorou esta semana a vitória da capital catarinense no Prêmio Nacional de Inovação. “É com imenso orgulho e satisfação que represento Florianópolis, que obteve o prêmio de primeiro lugar na 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. Isso é mais do que uma vitória, é um testemunho do talento, da criatividade e do empenho de todos os que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. Floripa é um berço de ideias inovadoras, o Vale do Silício Brasileiro e um ambiente que desperta para o empreendedorismo”, disse.

O prêmio é o único do País que entrega um relatório personalizado e gratuito a todas as instituições inscritas, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre os candidatos da mesma modalidade. É uma iniciativa da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI), realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A capital de Santa Catarina foi apresentada de maneira online durante três horas em conjunto com entidades como: Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Sebrae, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), CoCreation Lab e SENAI.

Foram mais de 13 mil inscrições para o prêmio e 264 finalistas. O enquadramento dos ecossistemas de inovação foram definidos por meio dos critérios: número de habitantes e PIB total dos municípios envolvidos, número de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), Universidades e número de Ambientes de Inovação existentes.

Capital inovadora

Os programas desenvolvidos pela
 Prefeitura de Florianópolis são ações importantes para que a cidade leve o título. O Programa Juro Zero já tem mais uma edição e fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia do município através do microcrédito de R$ 5 mil para Microempreendedores Individuais (MEI’s) e R$10.000 para Microempresas (ME´s), com base legal.

Além disso, a Capital conta com Casa do Empreendedor, Tec Road, Floripa Mais Tec, Floripa Mais Empregos e o Instituto de Geração de Empregos e Oportunidades de Florianópolis (IGEOF).