MUNICÍPIOS

Florianópolis lidera a geração de empregos em SC

O prefeito Topázio Neto (PSD) comemora os resultados obtidos desde o último ano e reforça que é fruto de um trabalho coletivo. “Estamos colhendo os resultados plantados lá atrás pelo então prefeito Gean Loureiro”

10 de jun de 2022

Topázio Neto: “Seguimos investindo forte em capacitação e estimulando novas vagas”

Redação Scriptum com Prefeitura de Florianópolis

Investimento em capacitação e ações de estímulo à criação de novos postos de trabalho. Essa tem sido a fórmula usada pela Prefeitura de Florianópolis para se destacar na geração de empregos no Estado, segundo afirma o prefeito Topázio Neto (PSD). Com um saldo de 6.214 empregos gerados em 2022, até abril, Florianópolis lidera o ranking de Santa Catarina. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.

Neste ano, na capital catarinense, foram 44.853 admissões, contra 38.639 demissões. Somente em abril de 2022, o saldo de empregos foi de 2.536. No ano passado, Florianópolis já havia conquistado o primeiro lugar na geração de empregos no Estado, com um saldo de 13.004 novos postos de trabalho.

O prefeito Topazio Neto comemora os resultados obtidos desde o último ano e reforça que é fruto de um trabalho coletivo. “Estamos colhendo os resultados plantados lá atrás, quando o então prefeito Gean Loureiro (atual pré-candidato a governador do Estado) decidiu investir fortemente em vacinação e retomada da economia”.

De acordo com Topázio Neto, com as medidas adotadas, Florianópolis não só recuperou os empregos perdidos, como gerou saldo positivo de vagas. “Ano passado já fomos o município com a maior geração de empregos do Estado e em 2022 seguimos investindo forte em capacitação e estimulando novas vagas por meio de ações como Floripa Mais Empregos e Casa do Empreendedor”, disse o prefeito.

A retomada econômica e a busca pela empregabilidade é um forte investimento da Prefeitura de Florianópolis. A criação do portal Floripa Mais Empregos, em janeiro de 2021, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, foi uma iniciativa para garantir uma ferramenta de fácil acesso para quem busca por trabalho e qualificação profissional.

Outros investimentos, como a criação do Balcão do Emprego, iniciativa do Instituto de Geração de Oportunidades (IGEOF), ou mesmo a Casa do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que disponibiliza de auxílios e serviços para empresários, são formas da gestão municipal aproximar e facilitar o acesso a vagas, criação de currículos ou mesmo abertura de empresas.

Periodicamente também são realizados feirões de empregos e currículos pela Prefeitura, e outras ações, como a Caravana do Emprego, são feitas em parceria. Por meio dessas ações, centenas de vagas de emprego foram ofertadas e até mesmo capacitações oferecidas gratuitamente.

Investir em estruturas e ações como essas, faz de Florianópolis uma cidade diferenciada no Estado quando o assunto é oportunidade. A população precisa, e nós oferecemos ferramentas para facilitar este processo”, completa Topázio.