Loading

Pesquisar

CONGRESSO

Frente parlamentar incentivará cidades inteligentes

Colegiado presidido pelo deputado Marcelo Matos (PSD-AM) tem por missão promover avanços sociais e de cidadania a partir de soluções tecnológicas e inovadoras

25 de mar de 2022

O deputado Marcelo Ramos vai presidir o colegiado

Redação Scriptum com Assessoria de Comunicação do deputado

Com o objetivo de agregar deputados, senadores e instituições públicas e privadas na missão de promover avanços sociais e de cidadania a partir de soluções tecnológicas e inovadoras, a Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes foi lançada na quinta-feira (24) durante o maior evento brasileiro de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba 2022.

O colegiado será presidido pelo deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), para quem o País precisa de municípios mais eficientes. “E cidade inteligente tem tudo a ver com município que presta melhor serviço à população a menores custos. Isso não significa somente embarcar tecnologia, medidas criativas, inovadoras, como também aproximar serviços dos cidadãos, evitando grandes deslocamentos nas cidades”, disse.

Em participação remota no evento, o parlamentar amazonense destacou que a frente irá aprofundar os debates sobre o tema na Câmara e no Senado. “Firmo, hoje, o compromisso de fortalecer, através da frente parlamentar, os municípios brasileiros por meio de um Marco Regulatório das Cidades Inteligentes”, disse Ramos.

O congresso internacional, realizado em 24 e 25 de março, contou com 95 palestrantes e 50 empresas que expuseram soluções inteligentes para os principais problemas urbanos dos municípios brasileiros. A frente parlamentar terá como vice-presidentes o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e o deputado Evair de Melo (PP-ES). O secretário-executivo será Thomas Law, presidente do Instituto Brasil-China e do Ibrawork.

Principais temas

O Smart City Expo apresenta o que há de mais inovador em Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro, e Cidades Sustentáveis.

As cinco temáticas dialogaram com o tema “O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade”, com 95 palestrantes de países como Estados Unidos, Canadá, México, Itália, Portugal, Colômbia e Uruguai.

O evento contou com a presença de Gil Peñalosa, urbanista de referência internacional, que fez o painel de abertura. Fundador e presidente da organização canadense sem fins lucrativos 8 80 Cities, Peñalosa tem atuação em 345 cidades pelo mundo.

Um dos maiores nomes da inovação no Vale do Silício, na Califórnia, o empreendedor indo-canadense Salim Ismail também foi um dos keynotes principais do evento, participando de um dos painéis remotamente, direto dos Estados Unidos.

Informações Partidárias

Notícias