Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Fuad Noman destaca sucesso do Carnaval de BH

O prefeito de Belo Horizonte, em balanço das ações de sua gestão para garantir segurança e muita diversão aos foliões, diz que os números apurados são “extremamente positivos”

14 de fev de 2024 · Belo Horizonte, Carnaval, Fuad Noman, prefeito

Fuad Noman durante apresentação das ações realizadas no Carnaval de BH

Edição Scriptum com Prefeitura de BH

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), comemorou na terça-feira (13) os bons resultados obtidos por sua gestão no esforço de garantir um Carnaval seguro e com muita animação para turistas e moradores da capital de Minas Gerais. Ele acompanhou a apresentação de um balanço parcial das ações e ocorrências da folia, que teve mais de 20 instituições e 500 servidores e funcionários atuando de forma conjunta no Posto de Comando, local onde os representantes de diversas instituições da Prefeitura e de outros órgãos se reúnem para acompanhar em tempo real as ações planejadas e também identificar problemas eventuais, promovendo a tomada rápida de decisões conjuntas.

“Nós precisamos agradecer os foliões, os blocos e as Escolas de Samba que estão fazendo o Carnaval de Belo Horizonte. São eles que estão fazendo e dando a grandeza ao Carnaval. Cabe a prefeitura se mobilizar para criar uma infraestrutura suficiente para atender os foliões. O povo é o dono da festa e os números são extremamente positivos”, afirmou o prefeito.

Em 12 dias de acompanhamento, considerando até a terça-feira (13), foram realizados desfiles de 345 blocos nas ruas e avenidas da capital, com o registro de 250 ocorrências integradas, sendo a maioria relacionada à intoxicação por bebidas alcoólicas. O número corresponde a menos de uma ocorrência integrada por bloco e reafirma a importância da atuação conjunta e planejada do poder público para garantir o sucesso do evento.

O sucesso do Carnaval de Belo Horizonte também decorreu do esforço empreendido para garantir um efetivo robusto atuando em toda a cidade. Até o momento, foram registrados 15.922 empenhos de agentes de Segurança (sendo 6.663 da Guarda Civil Municipal), 2.784 empenhos de agentes de apoio ao Trânsito, 1.172 empenhos de equipes de Fiscalização, 1.306 empenhos de equipes de Saúde, 13.645 empenhos de agentes de Limpeza e 166 Equipes Volantes Integradas, compostas pela Fiscalização, Guarda e com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

Além do Posto de Comando específico para o Carnaval 2024, vale destacar que a Sala de Controle Integrado do COP-BH permanece ativa 24 horas por dia, todos os dias da semana, acompanhando a rotina da cidade e garantindo que os serviços fundamentais continuem sendo prestados com agilidade e segurança.

Com novas câmeras foi possível monitorar eventos realizados em toda a cidade

Com a instalação de mais 357 novas câmeras para o Carnaval, que se somaram às outras 462 câmeras instaladas do projeto Centro de Todo Mundo, no final de 2023, o COP-BH passou a visualizar as imagens de 4.589 câmeras distribuídas por toda a cidade, considerando também as fornecidas pelas instituições parceiras como a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), a Empresa de Transportes e Trânsito (BHTRANS), Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB), a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Metro BH, entre outras.

Como parte dessas 4.589 câmeras são voltadas para as ruas e avenidas que receberam cortejos durante o Carnaval de Belo Horizonte 2024, os equipamentos tiveram papel de destaque para a segurança da cidade. O COP-BH contou ainda com a visualização de imagens capturadas por drones da Guarda Civil Municipal, complementando o monitoramento por câmeras, além dos drones operados pelas instituições de segurança pública do estado, como SEJUSP, PMMG, PCMG e CBMMG, que compartilham as imagens com o COP-BH.

Informações Partidárias

Notícias