Polo educacional será construído em terreno de 4,1 m² quadrados onde anteriormente funcionou a Pousada Montemar.
Edição: Scriptum
Em Ilhabela, município de 34 mil habitantes do litoral Norte paulista, a prefeita Gracinha Ferreira (PSD) implantará um polo educacional, composto por creche e escola de Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), para atender os moradores dos bairros Itaguaçu e Itaquanduba. Para viabilizar a obra, que atenderá 350 crianças, a administração iniciou o processo de desapropriação de áreas no bairro Itaguaçu, entre elas o terreno de 4,1 mil metros quadrados onde anteriormente funcionou a Pousada Montemar.
“Para evitar qualquer tipo de questionamento sobre a lisura do andamento ou insinuações sobre o valor a ser pago, informamos que todo o processo de desapropriação é executado de forma judicial, ou seja, com acompanhamento do juiz. Temos que ter transparência nos procedimentos administrativos e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos”, explicou a prefeita.
A implantação do novo polo é uma reivindicação da comunidade. No Itaguaçu há somente uma escola de Ensino Fundamental I, a Professora Ophélia Reale Montanhesi, que não conta com espaço proporcional à demanda do bairro.
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, responsável pelo projeto, informou que a iniciativa proporcionará economia aos cofres municipais, já que a qualidade da edificação permitirá a adaptação do espaço para a construção de 11 salas de aula.