Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Greca vai ao Japão mostrar inovações de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), chega ao Japão neste fim de semana para participar de reuniões com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional e com representantes da cidade de Himeji

29 de set de 2023 · Curitiba, inovação, Japão, Rafael Greca

Iniciativas como a Fazenda Urbana serão mostradas por Greca no Japão

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), chega ao Japão neste fim de semana para participar de reuniões de encerramento de visitas técnicas da parceria curitibana com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e de compromissos oficiais em Himeji, cidade-irmã de Curitiba. Os dois municípios celebram, em 2024, 40 anos do tratado de irmandade, mantendo estreito vínculo para a trocas de experiências com vistas à sustentabilidade e ao bem-estar da população.

Greca também apresentará experiências de inovação de Curitiba na Kyoto Smart City Expo 2023. O evento é integrante do Smart City Expo World Congress, do qual a capital paranaense também faz parte e sedia a edição brasileira, e referência entre os setores público e privado para o intercâmbio de novas tecnologias e serviços de cidades inteligentes.

“Seguimos ao Japão para dar sequência à troca de experiências de projetos inclusivos para as pessoas da melhor idade, aos desafios das mudanças climáticas e também para uma visita à cidade-irmã de Himeji, com quem temos quase quatro décadas de parcerias. Também levaremos as experiências inovadoras de Curitiba ao Kyoto Smart City, como importante troca entre cidades inteligentes”, afirmou Greca.

A missão técnica de Curitiba ao país asiático é promovida e custeada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Agenda

A agenda do prefeito curitibano em solo japonês começa na segunda-feira (2), no escritório da JICA em Tóquio, onde se reunirá com técnicos da agência e do Instituto de Planejamento de Cidades do Japão para tratar da troca de experiências com Curitiba. Na terça (3), ele cumprirá roteiro na cidade de Kakogawa, que inclui encontro com o prefeito da cidade, Yasuhiro Okada, e visitas técnicas aos sistemas de transporte, mobilidade compartilhada e monitoramento por câmeras.

Na quarta (4), Greca será recebido pelo prefeito de Himeji, cidade-irmã de Curitiba, Hideyasu Kiyomoto. Os compromissos de Greca na cidade-irmã japonesa incluem reuniões na prefeitura local para a troca de experiências entre Curitiba e Himeji, visita ao Castelo de Himeji (tesouro nacional do Japão e Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993) e um evento de recepção oficial pelo governo municipal.

Na quinta-feira (5), Greca e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, participarão do painel na Sessão de Colaboração Internacional do Kyoto Smart City Expo.

Greca falará das iniciativas de Curitiba na área da inovação, como a Pirâmide Solar de Curitiba, o Bairro Novo da Caximba, o Rosto da Cidade e o programa de Agricultura Urbana (Fazenda Urbana, hortas e Jardins de Mel), e Jamur da aprendizagem mútua no desenvolvimento de políticas públicas com a troca de experiências entre cidades inteligentes. 

Cooperação

Formalizado em 2022 com validade por dois anos, o intercâmbio técnico entre Curitiba e a JICA tem foco no desenvolvimento de projetos e políticas públicas com vistas ao envelhecimento da população, a prevenção e resposta a desastres climáticos e inovação para a sustentabilidade.

A troca de experiências entre as partes envolve três visitas de técnicos japoneses a Curitiba, já realizadas, e três de técnicos do Ippuc e da Prefeitura de Curitiba ao Japão, sendo a última com a participação do prefeito Rafael Greca, para a ação conjunta na formatação dos projetos.

O prefeito retorna a Curitiba no dia 9 de outubro. Durante o período de viagem de Greca ao Japão, o vice-prefeito Eduardo Pimentel assume interinamente a Prefeitura de Curitiba, de 28 de setembro a 8 de outubro.

Informações Partidárias

Notícias