CÂMARA

Guedes convocado para falar sobre reajuste de policiais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deverá explicar idas e vindas do processo de aumento salarial prometido pelo presidente Jair Bolsonaro aos agentes de segurança

08 de jun de 2022 · Câmara, Paulo Guedes, polícia, Subtenente Gonzaga

Aumento salarial para agentes de segurança será o tema de Guedes na comissão

Redação Scriptum com Agência Brasil

Por iniciativa do deputado federal Subtenente Gonzaga (PSD-MG), entre outros, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi convocado para falar, na Comissão de Segurança Pública da Câmara, sobre o aumento salarial prometido pelo presidente Jair Bolsonaro aos agentes de segurança que recebem recursos da União, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Polícia Civil do DF, Polícia Militar do DF e Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Por se tratar de convocação, o ministro é obrigado a comparecer à comissão. A data da audiência ainda será definida. Os autores da proposta alegaram que, em audiência pública na própria comissão, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse que enviou as propostas das entidades de classe ao Ministério da Economia e que toda a tratativa sobre o assunto seria decida naquela pasta.

A convocação de Guedes ocorre após indefinição sobre o reajuste de 5% a servidores federais prometidos pelo governo. Esta semana, o Ministério da Economia divulgou um detalhamento do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do segundo bimestre, divulgado no fim de maio.

Os valores apresentados no documento não incluem um possível reajuste linear de 5% para o funcionalismo. Esse aumento custaria mais R$ 6,3 bilhões aos cofres federais e necessitaria de um contingenciamento adicional no Orçamento. A Lei de Responsabilidade Fiscal permite reajustes para repor as perdas com a inflação até 30 de junho no último ano de cada mandato.