Loading

Pesquisar

GUARULHOS

Guti quer rigidez do governo federal contra Ômicron

Prefeito do PSD encaminhou ofício ao Ministério da Infraestrutura para que sejam exigidos testes de covid-19 e comprovantes de vacinação dos passageiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional, em Cumbica

09 de dez de 2021

Prefeito solicita que todos os passageiros que desembarcarem na cidade da Grande São Paulo apresentem comprovante de imunização

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), enviou ofício nesta terça-feira (7) ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em que pede o endurecimento das medidas de controle para a entrada no País pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica. A iniciativa foi motivada pela disseminação da Ômicron, variante do coronavírus detectada inicialmente na África do Sul, mas que já atingiu 57 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No texto do documento, o prefeito solicita que todos os passageiros que desembarcarem na cidade da Grande São Paulo apresentem comprovante de imunização contra a covid-19 e um teste para a detecção da doença realizado, no máximo, no dia anterior. Além disso, pede que sejam observados casos em que for necessário o cumprimento de quarentena.

Guti destacou que o aeroporto é o maior da América Latina, com 600 voos diários e 2,5 milhões de passageiros por mês. Ainda segundo o prefeito, empresas aéreas que atuam em Guarulhos operam três voos semanais para a Etiópia e dois para Angola.

O documento cita as incertezas em relação à transmissibilidade da Ômicron, à eficácia da vacina contra a variante e ao risco de reinfecções. “O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças e a OMS, baseados em experiências com variantes anteriores, preconizaram a proatividade dos países e a implementação de medidas de precaução para retardar a entrada da nova variante até a aquisição de maior conhecimento científico”, afirmou Guti. O ofício também foi enviado para os ministérios da Casa Civil, da Saúde, da Defesa e da Justiça e Segurança Pública.

Informações Partidárias

Notícias