O prefeito João Mello
Administrado pelo prefeito João Mello (PSD), o município de Ibiúna registrou queda nos índices de criminalidade entre os anos de 2016 e 2019. Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) mostram uma diminuição de cerca de 30% e 27% no número total de roubos e furtos, respectivamente, ocorridos nesse período na cidade do interior paulista, que tem população estimada em 78 mil habitantes.
A redução no índice de homicídios dolosos foi de 25%. Ainda segundo o órgão do Governo do Estado, houve queda de 9% nas ocorrências de furtos e roubos de veículos.
“É fato que Ibiúna está mais segura. A segurança sempre foi uma das principais preocupações deste governo. Estamos felizes com esses resultados e acreditamos que esse cenário só tende a melhorar. Assim que acabar a quarentena, convocaremos os novos homens e mulheres que reforçarão o efetivo da Guarda Municipal”, destacou o prefeito.
Entre os principais investimentos no setor já realizados por João Mello desde que assumiu o cargo, em 2017, estão o aumento do efetivo da Guarda Municipal, de 55 para 77 agentes. Outros 20 guardas começarão a trabalhar ainda este ano.
Além disso, a Prefeitura comprou fardamento, 70 coletes balísticos, 10 pistolas semiautomáticas e duas espingardas para a corporação. A gestão ainda vai adquirir quatro viaturas, quatro motocicletas e mais 26 pistolas semiautomáticas.
O secretário municipal de Segurança Pública, Carlos Henrique Fabrini, comemorou os resultados positivos conquistados pela administração. “Temos trabalhado de forma incansável para garantir a tranquilidade dos munícipes. A Guarda Municipal está nas ruas de forma ostensiva, fazendo policiamento preventivo e agindo com rigor nas ocasiões em que isso se faz necessário. Apenas nas últimas semanas, fizemos flagrantes de porte de armas, tráfico de drogas, crime ambiental, receptação e outros”, afirmou o secretário.
Guarda Municipal passou de 55 para 77 agentes. Outros 20 guardas começarão a trabalhar ainda este ano.
Casos
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o número de roubos caiu de 214 para 149 no período entre 2016 e 2019. O total de furtos teve queda de 717 para 521 casos, o segundo melhor índice da cidade desde 2011, quando foram registradas 520 ocorrências.
Os números de roubos e furtos de veículos tiveram redução de 173 para 156 casos e os registros de homicídios dolosos apresentaram queda de oito para seis ocorrências.