Uma segunda lancha catamarã, com capacidade para 450 passageiros, passou a integrar o sistema de travessia de balsas.
Em Ilhabela, município de 34 mil habitantes do litoral Norte paulista, a gestão da prefeita Gracinha Ferreira (PSD) adotou medidas para melhorar a mobilidade e proporcionar mais conforto aos moradores e turistas durante a temporada de verão. Às vésperas do Natal, a rede hoteleira da cidade já registra 81% de ocupação.
Até abril de 2020, a Prefeitura estima receber cerca de 240 mil passageiros de navios que chegam à cidade-arquipélago. Desde o início de dezembro, 30 mil já desembarcaram em Ilhabela.
Nesta quinta (19), uma segunda lancha catamarã, com capacidade para 450 passageiros, passou a integrar o sistema de travessia de balsas. A administração também planeja a inclusão de uma linha de ônibus que circulará do Centro Histórico de Ilhabela, conhecido como Vila, até a Praia do Curral. A linha terá 32 paradas estratégicas.
A prefeita também assinou o decreto 7.789/2019, que proíbe a entrada e circulação de caminhões no arquipélago durante os finais de semana e feriados. O decreto contribuiu com a operação da travessia e ajudou na redução do tempo de espera na fila.
Segundos cálculos da Prefeitura, a economia do município deve receber uma injeção de cerca de R$ 140 milhões nesta temporada, o dobro do registrado no ano passado. “A cada navio que chega, temos uma base de quatro mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, circulando em nossa cidade, conhecendo nossas belezas, apreciando nossas praias, movimentando o comércio local de produtos e serviços, gerando emprego e renda no município”, destaca a prefeita.
Balneabilidade
O trabalho realizado pela Prefeitura para garantir a balneabilidade das praias tem surtido efeito. Levantamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgado nesta sexta-feira (20) indicou que 16 das 19 praias monitoradas estão próprias para os banhistas.
“A orientação da prefeita Gracinha em relação ao turismo é a geração de emprego e renda através da estruturação da cidade. Nesses seis meses (a prefeita assumiu o cargo no fim do primeiro semestre), nos dedicamos a buscar soluções para a mobilidade, a balneabilidade e o ambiente de negócios”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo.