SENADO

Iniciativa vai promover investimento externo no Brasil

Com base em substitutivo do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi aprovada a criação da Frente Parlamentar em Apoio aos Investimentos Estrangeiros, que visa promover a vinda de recursos externos para o País

09 de jun de 2021

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) disse que “a importância do investimento estrangeiro para o desenvolvimento do Brasil é indiscutível”

Com o objetivo de atuar na promoção dos investimentos estrangeiros, a Frente Investe Brasil — como é chamada a Frente Parlamentar em Apoio aos Investimentos Estrangeiros para o Brasil — teve sua criação aprovada na terça-feira (8) pelo Senado. A iniciativa foi aprovada na forma de substitutivo do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) ao Projeto de Resolução do Senado (PRS) 32/2021. Será integrada, inicialmente, por senadores que assinarem a ata de instalação, sendo facultada a adesão posterior de outros parlamentares. A matéria vai à promulgação.

Senador Nelsinho Trad fala sobre a criação da Frente Investe Brasil

Inicialmente, pela proposta, de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), seria criada uma frente parlamentar em apoio ao Instituto Brasil de Investimentos e Cooperação Internacional (Instituto InvestBrasil), uma ONG que atua na atração de investimentos estrangeiros e cooperação internacional. Mas Nelsinho Trad observou ser inconveniente criar “uma frente parlamentar de apoio a uma instituição do setor privado, ainda que sem fins lucrativos, criada pela vontade de seus associados”. Portanto, ele abriu o escopo da frente para atração de investimentos estrangeiros no geral.

Para Trad, a frente “deve ter objeto amplo e atuação diversificada, apoiando todas as iniciativas e proposições que aumentem o volume e a qualidade do investimento estrangeiro no Brasil”. O senador sul-mato-grossense lembrou ainda que “a importância do investimento estrangeiro para o desenvolvimento do Brasil é indiscutível, não só por seus efeitos no balanço de pagamentos, mas também pelo fato de que, em geral, traz novas tecnologias, novos métodos de produção e, com isso, aumenta a produtividade de nossa economia e expande mercados… a criação de frente parlamentar voltada a atuar na promoção do investimento estrangeiro em um mundo cada vez mais complexo e exigente é, portanto, altamente meritória”.

O autor da proposta de criação da frente parlamentar, senador Izalci Lucas , apontou a importância de buscar investimentos estrangeiros para o país, especialmente para o Distrito Federal, que o parlamentar diz sofrer grandes dificuldades. “Talvez seja a unidade da federação com maior índice de desemprego, nós somos muito dependentes de servidores públicos. Mas, o objetivo é exatamente ter a participação no Senado de todos os Estados”, disse.

Fonte: Agência Senado