Loading

Pesquisar

GOVERNO

Kassab defende continuidade do programa Rastro

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações quer consolidar em sua gestão o sistema de rastreamento e autenticação, ferramenta para políticas públicas nas áreas de segurança e transporte

26 de nov de 2018

Kassab participou da cerimônia de assinatura de memorando de entendimento com empresas e instituições para adesão ao projeto

Edição: Scriptum

Ferramenta importante para o avanço de várias políticas públicas nas áreas de segurança, transporte e saúde, o programa Rastro precisa ter sua continuidade garantida. A expectativa é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que nesta segunda-feira (26), em São Paulo, participou da cerimônia de assinatura de memorando de entendimento com empresas e instituições para adesão ao projeto, um sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias, veículos e coisas, criado pelo governo federal.

O ministro ressaltou que, “nas próximas semanas, devemos agilizar ao máximo para deixar o programa consolidado e garantir sua continuidade. É importante que o programa tenha a visibilidade que precisa e merece”.

O programa Rastro foi criado para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança. O Rastro é executado por comitê interministerial, integrado por 12 ministérios, criado a partir de uma portaria publicada em novembro de 2017. A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) atua como agente financeiro do programa, desenvolvendo modelos de financiamento para as ações.

“O programa já conseguiu uma musculatura muito grande. Estamos com aproximadamente 56 prefeituras e várias outras parcerias fechadas. É um projeto inédito e num período pequeno de tempo teremos uma grande integração”, avaliou o presidente da Finep, Ronaldo Camargo.

Ele adiantou que o Rastro deverá ter continuidade com uma estrutura mista de governança, com a participação de quatro ministérios e seis entes privados. “Esse projeto vai ser apresentado à próxima equipe de governo como um dos 15 itens prioritários da Finep para os próximos quatro anos.”

Durante a cerimônia, seis instituições e empresas assinaram o memorando de entendimento para adesão ao Rastro: Prefeitura de Mauá (SP); Microsoft; Buonny Projetos e Serviços de Risco Securitários; Polo Planejamento; Scipopulis Desenvolvimento e Análise de Dados; e Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC).

Informações Partidárias

Notícias