O ministro Gilberto Kassab recebeu mérito por importantes contribuições à indústria, ao comércio exterior e aos serviços do país.
Edição: Scriptum
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, foi agraciado nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, com a medalha na classe de Grã-Cruz da Ordem Nacional Barão de Mauá por importantes contribuições à indústria, ao comércio exterior e aos serviços do país.
Junto com Kassab, outras 58 personalidades foram homenageadas por terem contribuído para que o Brasil tenha um setor produtivo mais competitivo. A Ordem Nacional Barão de Mauá foi criada por iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).
Pioneiro
O gaúcho Irineu Evangelista de Sousa recebeu o título de “Barão de Mauá” do imperador Dom Pedro II em 1854 por ter sido pioneiro da industrialização brasileira. Aos 32 anos, convencido de que o Brasil deveria trilhar esse caminho, construiu um estaleiro e deu início à indústria naval brasileira. Criou a Companhia Fluminense de Transportes, a Companhia de Navegação a Vapor do Rio Amazonas, a Companhia de Iluminação a gás do Rio de Janeiro e a primeira estrada de ferro da América do Sul.
Alçado a Visconde, adotou em suas empresas recursos e maquinários em uso na Europa e nos Estados Unidos a partir da Revolução Industrial do século 19.