Loading

Pesquisar

ELEIÇÕES 2022

Kassab participa de evento que abre calendário eleitoral do TSE

Presidentes de 22 partidos e representantes da sociedade civil estiveram na abertura do Ciclo Transparência Democrática – Eleições 2022 na sede do Tribunal, em Brasília

06 de out de 2021

Luís Roberto Barroso, Antonio Anastasia, Nelson Trad, Gilberto Kassab e Antonio Brito

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, esteve nesta segunda-feira (4) na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para a abertura do “Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2022”, evento que deflagra o processo eleitoral do próximo ano. Pela primeira vez, tal iniciativa está sendo realizada um ano antes do pleito, e não mais seis meses antes, para dar mais tempo aos interessados em inspecionar o sistema eletrônico de votação. A ação conta com a abertura dos códigos-fonte da urna e dos demais programas eleitorais, palestras sobre o tema, e reforça o compromisso do TSE com a transparência e com as eleitoras e os eleitores do Brasil.

A mensagem do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, não poderia ser mais clara. Ao agradecer a presença dos presidentes de 22 partidos políticos e de vários representantes da sociedade civil, o ministro lembrou que o sistema eleitoral flui há muito tempo, e flui bem. “Infelizmente, as pessoas não tinham a preocupação em acompanhar a abertura do código-fonte. Não há nenhum segredo: esse é um sistema que está em vigor desde 1996, pelo qual foram eleitos todos os parlamentares que estão aqui. Estamos todos empenhados em prover a sociedade de eleições limpas, seguras e auditáveis”, disse.

Barroso lembrou que todas as pessoas presentes ao evento têm a democracia como causa de sua geração. “Dedicamos a conquistá-la e agora cuidamos de preservá-la. Eleições livres fazem parte da ideia de democracia que todos cultivamos. Nós, do TSE, acreditamos que democracia é gênero de primeira necessidade. Nos empenhamos para que as urnas expressem fidedignamente a vontade popular e para que o jogo transcorra da maneira mais limpa possível”, ressaltou o ministro, lembrando que, nesta terça-feira (5), a Constituição Federal completou 33 anos.

O senador Antonio Anastasia (PSD), que integrou a mesa de abertura do evento como representante do Congresso Nacional na Comissão de Transparência das Eleições do TSE, reiterou os cumprimentos ao Tribunal pela iniciativa. “Que nos permitiu ver a higidez do processo. O voto é o instrumento mais valioso da democracia: temos que cuidar bem. A Justiça Eleitoral é reconhecida pela competência e qualidade. Sou testemunha de tudo isso. Levarei ao Senado o relato muito promissor do processo eleitoral que teremos no próximo ano”, afirmou.

Veja mais informações no site do TSE.

Participaram do evento os 12 integrantes da Comissão de Transparência das Eleições criada pelo Tribunal; autoridades eleitorais de entidades como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Idea Internacional e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore), que atuam como observadores em diversos processos eleitorais na América; ministros titulares e substitutos do TSE; e jornalistas. Também participaram, pelo PSD, o líder do partido no Senado, Nelson Trad, o líder do partido na Câmara, deputado Antonio Brito, e Carlos Koji Takahashi.

Informações Partidárias

Notícias