Loading

Pesquisar

SAÚDE

Laura Carneiro quer mamógrafo em cidades médias

Deputada do PSD do Rio de Janeiro defende a disseminação do equipamento por todo o País, como forma de enfrentar o câncer de mama, uma das principais causas de morte de mulheres

22 de fev de 2024 · Câmara, cancer de mama, Laura Carneiro, PSD-RJ, saúde

Mamografia permite detecção precoce do câncer e reduz a mortalidade

Edição Scriptum com Agência Câmara

Para enfrentar o câncer de mama, uma das principais causas de morte de mulheres, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) apresentou na Câmara projeto que obriga o governo federal a equipar municípios com mais de 180 mil habitantes com pelo menos um mamógrafo. Relatado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher pela deputada Delegada Katarina (PSD-SE), o texto  também determina que gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) devem adotar medidas para ampliar o número de unidades que oferecem mamografia.

O exame é fundamental para a detecção precoce de câncer de mama. Laura Carneiro lembra que o câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade de mulheres, mas ressalta que o diagnóstico precoce tem relação direta com a cura.

“O Brasil tem dimensões continentais e precisa avançar na disseminação do exame de mamografia. Para cumprir seu papel, é essencial que esse exame esteja disponível para mulheres em diversas regiões do País, independentemente de classe social, etnia ou atividade profissional”, diz a autora.

O projeto também deverá ser analisado pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Informações Partidárias

Notícias