O prefeito Mário Botion
Preocupada com o bem-estar dos idosos em Limeira, município de cerca de 306 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Mario Botion (PSD) criou um canal no YouTube para manter as atividades físicas e culturais oferecidas aos grupos da terceira idade, suspensas em março devido à pandemia de Covid-19. A iniciativa faz parte do projeto Juntos e Separados e os vídeos são produzidos pelos professores que trabalham para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, coordenado pelo Centro de Promoção Social Municipal.
“Nosso objetivo é mantê-los integrados neste momento em que o isolamento social se faz tão necessário. Precisamos proteger os nossos idosos e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades para que, de suas casas, estejam ativos”, destacou o prefeito.
Os vídeos do canal do projeto no YouTube, que já conta com 236 inscritos, abordam um tema por dia. Às segundas-feiras é apresentado o programa Mexa-se, com ginástica laboral, exercícios para a melhoria do condicionamento físico, alongamento, zumba adaptada, entre outras atividades. A oficina A Memória é uma Costureira Caprichosa é exibida às terças-feiras, com jogos e histórias que estimulam o raciocínio e a memória.
Videoaula Minha Arte, Minha Cultura
Às quartas-feiras os professores apresentam a videoaula Eu Amo a Minha Vida, em que promovem brincadeiras, gincanas e ensinam técnicas de respiração e maquiagem. Para exercitar a criatividade dos idosos, o projeto apresenta às quintas-feiras as videoaulas com o tema Minha Arte, Minha Cultura, com apresentações e dicas de atividades artísticas.
Às sextas-feiras são publicados vídeos intitulados Fique por Dentro, que abordam assuntos como a importância do combate às fake news e a utilização do smartphone. “O objetivo desse projeto é fazer com que o idoso continue ativo, tanto fisicamente quanto mentalmente, e mantenha as atividades que faziam parte de sua rotina, mas de uma maneira segura, dentro do conforto de sua casa durante o período de isolamento”, explicou a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno.